quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

GRANDES CLÁSSICOS DOS QUADRINHOS


A GRANDE AVENTURA DE ZORRO
Olá amigos do Fantasma Brasil, hoje iremos apresentar um grande personagem clássico, não só dos quadrinhos, mas de todas as mídias: literatura, televisão e cinema - O Zorro.
Mas como nosso blog é focado na Cultura Pop expressa através dos quadrinhos, vamos abordar este grande herói na Nona Arte.
A Europa é conhecida e reconhecida como uma representante dos quadrinhos, que se especializou na apresentação de grandes heróis em formato de maravilhosos álbuns, com belas histórias completas.
Pois é o caso da editora francesa MCL que em 1979 apresentou um álbum grandioso, em formato gigante com as aventuras do herói que defende os pobres e oprimidos na Califórnia na cidade de Los Angeles.
O roteiro deste belíssimo trabalho ficou a cargo de Raymond Maric e as magnificas ilustrações por Pierre Frisano.
Curtam “A Grande Aventura de Zorro” que foi publicada em português pela saudosa e querida EBAL (Editora Brasil America Ltda.) em 1979, que chega a nós através do excelente blog Guia Ebal.
Para baixar esta fantástica obra prima clique no link.


Quem é o Z o r r o?
Zorro é um personagem de ficção, criado em 1919 pelo escritor norte-americano Johnston McCulley. Ele é apresentado como o alter-rego de Don Diego De La Vega, um jovem membro da aristocracia californiana, em meados do século XIX, período em que a região era colônia da Espanha.
Após longo período de educação na Europa, Diego retorna à Califórnia e passa a defender os "fracos e oprimidos", sob uma máscara e uma capa negra, empunhando uma espada e cavalgando um cavalo igualmente negro de nome "Tornado". Sem o disfarce, ele simula ser um homem que se acovarda diante de situações de perigo.
A figura passaria a ser chamada de "Zorro" pela população, porque seus movimentos e sagacidade lembrariam uma raposa (a tradução em português da palavra espanhola "zorro"). O próprio personagem adota a letra "Z" como sua assinatura (três linhas cruzadas), marcando-a com sua espada em paredes e nas roupas de seus inimigos, como sinal de sua passagem.
Johnston McCulley teria se inspirado em personagens históricos da América Latina, tradicionalmente ligados a movimentos conhecidos como "banditismo social", e destacadamente nas figura de Joaquim Murietta (que teria inspirado o sobrenome da mais recente representação cinematográfica de Zorro, Alejandro Murietta) e Salomon Maria Pico e em heróis da ficção que se disfarçavam com capuzes: Scaramouche e Pimpinela Escarlate.
Zorro tem sido apresentado em mídias diversas e em diferentes caracterizações, em versões nem sempre correspondentes à original. Por este motivo, o personagem é considerado um ícone menor da cultura pop, aparecendo no cinema, em programas de televisão e em histórias em quadrinhos. Zorro também pode ser considerado como um herói "capa-e-espada", ou seja, um representante de um gênero menor da ficção norte-americana conhecida como Swasbuckler.





4 comentários:

  1. Olá amigo Sabino.
    Este sim, este é o verdadeiro Zorro. Que me perdoem os amigos brasileiros, mas, aquele a que, também a EBAL, chamava de Zorro, com um índio colega de aventuras, de nome Tonto, é na verdade o Cavaleiro Solitário, ou no original, Lone Ranger.
    Ainda a EBAL, apresentou em 1973 uma colecção de nome Zorro de Bolso com um outro personagem, também ao estilo caubois e índios mas que não era, nem o verdadeiro Zorro que aqui vemos, nem o Cavaleiro Solitário.
    Bons tempos que esses eram, em que havia tanta oferta e procura de Banda Desenhada / Histórias em Quadrinhos que se multiplicavam versões do mesmo personagem. Hoje em dia acontece, não várias versões mas sim deturpações e caricatas alterações de personagens, com mortes e ressurreições absurdas, principalmente nas duas grandes editora dos EUA, a DC e a Marvel, a meu ver grandes responsáveis pelo descalabro da nona arte.

    Bem-haja por nos ir presenteando com estas pérolas da nona arte.

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Luis,
    Você tem toda a razão com relação a confusão que a EBAL fez com estes dois personagem, chamando o Cavaleiro Solitário (Lone Ranger) de Zorro, e olha que essa confusão ficou até o fechamento da EBAL...
    Mais uma vez concordo contigo, as grandes editoras americanas DC Comics e Marvel, já cansaram com esta história de "matar" e "ressuscitar" seus personagens, com certeza elas não contribuem em nada para o crescimento da Nona Arte, afinal seus interesses não são culturais mas, econômicos.
    Algumas editoras americanas de pequeno porte estão relançando antigos personagens, mas infelizmente como você bem colocou em versões deturpadas e caricatas, é uma pena.
    Grato por mais um comentário e uma abração.
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. Gostaria muito de baixar esta edição espetacular do Zorro, mas o link não funciona...
    Por favor dê uma olhada.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de baixar esta edição espetacular do Zorro, mas o link não funciona...
    Por favor NOS ORIENTE
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...