quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

A Máscara Fantasma


Desde os primeiros tempos do famoso personagem de Lee Falk o Fantasma, ele usa uma máscara preta quando está uniformizado.
O que nunca foi explicado é como os olhos do Fantasma se tornam invisíveis quando ele está de máscara!
Nos tempos modernos de hoje seria tecnicamente possível projetar uma mascara com estas características, mas como explicar isto à 400 anos atrás.
Logo nos primeiros anos da saga do Fantasma Lee Falk desenvolveu a lenda na selva e entre os malfeitores de que: “quem visse o rosto do Fantasma teria uma morte horrível”, mas evitou explicar o mistério da máscara.


 A lenda diz: “Quem vê o rosto do Fantasma, tem uma morte horrível”.

É importante ressaltar que na aventura: A Irmandade Singh, o artista Ray Moore desenhou a mascara com orifícios para os olhos do Fantasma sem mostrar detalhes.

A máscara ilustrada por Ray Moore que criou o visual do personagem.

 Somente na aventura: A Rainha Samaris, os olhos do Fantasma apareceram claramente sob a mascara, onde o artista Bill Lignante, quebrou este tabu desafiando esta tradição incrível, isso ocorreu várias vezes quando este ilustrador trabalhou com o personagem, talvez tenha sido este espírito de independência de Lignante que tenha feito com que Falk tivesse escolhido Sy Barry para ser o ilustrador oficial do personagem.


Bill Lignante desenhou os olhos do Fantasma na aventura: A Rainha Samaris.


Na aventura: Os jogos de Ragon, Lignante mais uma vez desenha os olhos sob a máscara.


Numa terceira aventura os olhos do Fantasma aparecem na ilustração de Lignante.

A máscara do Espírito que Anda foi uma característica do uniforme do Fantasma, que mais sofreu alterações ao longo dos anos.
O primeiro artista Ray Moore criou uma máscara fina com orifícios.


A máscara do Fantasma criada por Ray Moore.

 Wilson McCoy, deu sequencia e ampliou o tamanho da máscara.


A máscara desenhada por Wilson McCoy.

 Já Sy Barry, modificou a mascara deixando-a mais alongada.


A máscara mais alongada desenhada por Sy Barry.

Quando Sy Barry contratou os assistentes para auxilia-lo pois estava tendo problemas com prazo na entrega das tiras, a máscara do Fantasma, invariavelmente, diminuiu de tamanho!



 A máscara do Fantasma diminuiu de tamanho.

A partir de 1972 foi tentada uma nova modernização plástica, com uma nova mascara do Fantasma com um formato menor de dois triângulos invertidos verticalmente.
Depois de 1972 a mascara tomou a forma de dois triângulos invertidos verticalmente.

A conclusão a que chegamos, é que tanto Falk como os desenhistas não se preocuparam com este detalhe técnico, e o artificio de não mostrar os olhos do Fantasma foi utilizado para se criar o clima maior de mistério que o personagem necessitava para ser o mito, a grande lenda da selva.
Mais uma pedrinha do grande mosaico do universo do Fantasma foi revelada, neste artigo sobre as curiosidades sobre o Fantasma.
Então não deixe de nos acompanhar para juntos desvendarmos tudo sobre a grande criação de Lee Falk, o Fantasma.


6 comentários:

  1. Amigo Sabino é um privilégio acompanhar o Blog FB, esses artigos são muito interessantes pra quem é fã de verdade, e você sempre escolhe temas fascinantes. Outro caso curioso de máscara que apesar de ter o fundo branco e não mostrar os olhos é a do Homem Aranha, mas como você mesmo disse deve ser para aumentar o fator mistério. Quanto aos modelos eu gosto de todos, mas realmente gostei mas do meu ilustrador preferido Sy Barry, embora essa seja apenas a minha opinião.
    Um grande abraço do seu amigo.
    Raminho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo Raminho,
      É um previleégio também para mim ter amigos dedicados como você que acompanha o blog.
      Com certeza a do Sy Barry ficou muito boa porque ele modernizou deixou mais interessante, moderna.
      Grande abraço amigo, e grato pelo seu comentário.
      Sabino

      Excluir
  2. Olá amigo Sabino.
    Só aqui vim para dizer que acabei de ler a sua entrevista aqui http://chutinosaco.blogspot.pt/2012/08/chutintrevista-com-sabino-do-fantasma.html.
    Deixe que lhe diga que fiquei emocionado, quer com a projecção que o amigo Sabino está a ter na comunidade blogueira, muito merecida, por sinal, quer pela consideração que transparece que lhe têm, quer, e principalmente, pela entrevista própriamente dita aonde se vê os conhecimentos, e entusiasmo, bem como o á-vontade que o amigo Sabino demonstra sobre os temas.
    Na minha modesta opinião acho que a entrevista deveria ser publicada aqui no FB. E o povo que segue este blogue deveria visitar o endereço acima e ler os comentários.

    Parabéns, amigo Sabino, pela excelente entrevista.

    Luis

    PS: A seu tempo comentarei a matéria aqui apresentada.

    Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Luis,
      Eu também fico emocionado com as suas gentis e sinceras palavras.
      Assim como todo grande fã do Fantasma, procuro ficar a par da obra de Lee Falk e os ilustradores que trabalharam na obra; e há ainda muito a se pesquisar e conhecer.
      Muito obrigado pela consideração, e se hoje eu finalizasse o blog só por amizades como a sua já teria valido a pena.
      Um abração, meu amigalhaço!
      Sabino

      Excluir
  3. Olá amigo Sabino.
    Mais uma matéria bem caprichada pelo amigo Sabino.
    Quem diria que este tema, aparentemente tão simples e corriqueiro tem tanto para se dizer. E possivelmente, mais haveria a dizer.
    A mim, pessoalmente, agrada-me a de Ray Moore, talvez por ter sido o primeiro, e, como tal, o modelo que todos os outros seguiram.
    Também me agrada a de Wilson McCoy, talvez porque a aumentou, o que a tornou mais visível, além de que a sua configuração é mais curvilínea, o que, a meu ver, a torna mais atraente.
    No entanto, se tivesse que escolher uma delas, tal como o amigo Raminho, escolheria a do grande Sy Barry. Todo o seu desenho, para além da máscara é bem atraente. O amigo Raminho tem bom gosto. Uma pena Sy Barry ter precisado de colocar assistentes a desenhar, pois estes não conseguiram manter a mesma qualidade, estilizando a máscara.
    Sobre Bill Lignante eu direi apenas que foi uma pena a sua fixação no disparate de desenhar os olhos, e mais ainda por nele ter insistido. Até que não desenhava mal de todo, não fosse esta paranóia.
    Eu direi que a qualidade do desenho da máscara é proporcional à qualidade do artista e dos seus desenhos, no geral.
    Houve artistas cujos desenhos são para esquecer. Um exemplo disso, e notem que isto é apenas a minha muito modesta opinião, é o caso da DC. Houve histórias muito ricas em termos de roteiro, no entanto ficaram a perder muito no desenho. Uma pena. Um Sy Barry com estes textos da DC teria feito obras super-fantabulosas.

    Bem-haja, amigo Sabino, por nos dar tanta e tão boa informação.

    Luis

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Luis,
    Só posso acrescentar a esta análise Fantabulosa que o amigo tem toda a razão nas suas colocações, e o Bill Lignante desenhava os olhos e formato da orelha do Fantasma sob o Capuz que desagradavam o Lee Falk.
    Sabe que eu já tinha pensado nisso: "Imaginem os textos da DC Comics com os desenhos de Sy Barry? Seria extraordinário.
    Grande Abraço.
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...