quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA


BUSTER “O VELHO CARECA”

Edição da revista “The Phantom” que trás a história de “Buster”.

Olá amigos uma ótima Quarta Feira para todos, hoje temos mais um artigo das curiosidades sobre o Fantasma.
E vamos falar sobre uma das minhas historias preferidas escrita por Lee Falk, com um personagem muito carismático.
Um personagem que aparece permanentemente nas histórias em que o Fantasma visita a ilha do Éden, estou falando de “Buster” (também conhecido como Old Baldy, que no Brasil foi batizado com Velho Careca), ele apareceu pela primeira vez em 1963, na página dominical: Old Baldy.
No Brasil a aventura de "Buster", O Velho Careca foi publicada como: "O Terror da Selva".

Sua saga começa quando o Fantasma resgata um pequeno gorila que tivera sua mãe assassinada por caçadores, trata-se de "Buster", como é chamado pela primeira vez.
O Fantasma cuida daquele frágil e desprotegido filhote, e depois de alimenta-lo, ele segue seu caminho numa importante missão, deixando o pequeno filhote na aldeia Wambesi. O chefe dos Wambesi encarrega o guerreiro chamado "Tola" para cuidar do pequeno gorila.
“Tola” fica muito irritado e humilhado com a tarefa que lhe foi dada, e começa a maltratar e provocar o animal; e um dia acidentalmente põe fogo à sua jaula, "Buster" escapa, mas o fogo queima os pelos de sua cabeça, deixando exposto boa parte de seu crânio.
“Buster” foge para a selva e se transforma num gigante de 500 libras; e a lenda do "Velho Careca - o gorila assassino” se espalha através da selva.

Os maus tratos levaram “Buster” a se tornar o terror da selva.

O Fantasma é chamado para resolver o problema e decide que o "Velho Careca" precisa ser caçado e como ultima alternativa ser morto.
E o encontro entre homem e fera é inevitavel, e apesar de ser um homem extremamente forte, o que poderia fazer o Fantasma contra aquela fera ensandecida? O confronto acontece e o Fantasma é subjugado pela fera; e quando ela se aproxima para o golpe de misericórdia, a única alternativa do nosso herói é usar de toda coragem e tentar recordar os dias em que ele alimentou e cuidou com carinho daquele então indefeso filhote.
O Fantasma começa a chama-lo pelo nome e acaba despertando aquelas agradáveis lembranças que vai aos poucos aplacando a fúria do animal.
Agora viria a segunda e mais difícil parte de seu plano, como ele faria para levar o “velho Careca” para um lugar onde ele vivesse em paz? Seu plano era leva-lo para a ilha do Éden.
Com muito tato o Fantasma consegue conduzir o enorme gorila pela selva até a ilha, e ainda ficava a duvida como ele iria reagir diante dos outros animais pacíficos do lugar.

Surpreendentemente o Velho Careca de adaptou à vida na Ilha do Éden.

Mas para sua surpresa pelo ambiente tranquilo e pacifico, o “Velho Careca” se adaptou rapidamente, tendo um comportamento doméstico.
Esta talvez seja a história mais importante escrita por Lee Falk, porque ela leva a uma mensagem importantíssima, que desmistifica muita coisa errada com relação ao trato dos animais. Existe o mito de que certas raças de cães são violentas e agressivas e Falk mostra que tudo depende da forma como qualquer animal é tratado: se receber amor e carinho com certeza será um animal dócil.
O tema do Velho Careca, gerou a criação de muitas histórias, inclusive uma produzida pela equipe da editora RGE/Globo, onde misturaram dois personagens enfrentados pelos Fantasma: O tamboleiro de Timpene e o Velho Careca, imaginem a “dupla encrenca” que nosso herói teve que enfrentar.

Aventura: A Revolta da Selva, onde o Fantasma tem de enfrentar dois grandes adversários.

Bem meus amigos por hoje é só, e vocês ficaram conhecendo mais uma “pedrinha” do grande mosaico que é o universo do Fantasma criado por Lee Falk.
Abraço a todos.
Sabino





2 comentários:

  1. Olá amigo Sabino.
    Saiba que este tema da ilha do Éden e seus habitantes é também um dos meus temas favoritos, na fantabibliografia. Seria bem interessante ter uma compilação das aventuras que envolvem esta temática.
    Amigo Sabino, a digitalização do número 37 da Globo, já aqui tivemos em 31 de Janeiro de 2011. Outra história com o Careca, tivemos cá em 10 de Janeiro de 2011, mom o número 17 das edições Extra da Globo. Mas a história da origem do Buster, quer em inglês quer em português, não me recordo de aqui ver. Seria possivel, o amigo Sabino, consegui-la, ou dizer-me em que dia aqui a tivemos?
    E a matéria-prima para a minha futura fantaenciclopédia já vai em 458 páginas num ficheiro Word. Se por vezes o refiro, é apenas e tão somente com a intenção de referir que esta rubrica dos Curiosidades é muito importante. É que, o Fantasma de Lee Falk, como muito bem é abordado neste fantasmático blog, não são só as digitalizações, mas também toda esta informação e esclarecimentos que encontramos nesta rubrica e que todo o verdadeiro fã não poderá deixar de acompanhar e acarinhar.

    Bem-haja, amigo Sabino, por nos premiar com estas fantainformações, tão importantes para a compreenção e acompanhamento das aventuras do Espírito-que-caminha.

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Luis,
    Sabia que este artigo da rubrica curiosidades iria lhe agradar.
    Quanto a primeira aventura do "Old Baldy",estou providenciando e qualquer dia teremos postada no blog.
    Saiba que inspirado por ti, eu também decidi montar a minha Fantaenciclopédia, e algum dia eu e você teremos nossos exemplares compilados em papel, e talvez neste grande universo da Internet, outros amigos também tenham tido esta genial ideia e tenham também seus exemplares.
    Grato pelo seu comentário e um grande abraço.
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...