sábado, 4 de agosto de 2012

AS OLIMPIADAS DA SELVA




  Os Jogos Olímpicos de Verão estão em andamento em Londres. A última vez que a cidade de Londres recebeu os Jogos Olímpicos foi em 1948.
 Lee Falk criou sua própria versão - Os Jogos Olímpicos da selva.
Para marcar a ocasião em que todas as atenções estão voltadas para Gram Bretanha e para as Olimpíadas, nada mais adequado que falar das Olimpíadas da Selva. Podemos verificar que a versão do evento na selva criado por Lee Falk para as tiras em quadrinhos apresentam provas perigosas.
Vejamos a descrição das Olimpíadas da Selva apresentada pelo excelente site escandinavo “Phantom Wiki”:

Os Jogos Olímpicos de Selva é um evento esportivo realizado a cada quatro anos, onde as tribos de Bangalla competem umas contra as outras. É inspirado nos antigos Jogos Olímpicos, mas com eventos esportivos adaptados para as condições da selva.
A tribo mais bem sucedida dos Jogos Olímpicos de Selva é premiada com um troféu de ouro, tendo em seu interior joias de valor incalculável; conhecido como O Troféu do Fantasma. Todas as tribos participantes pagam uma taxa de entrada de um coco cheio de pedras preciosas que são armazenadas dentro do troféu. A tribo vencedora é então responsável por guardar o troféu, até a próxima competição que ocorrerá depois de quatro anos.


Fonte: Chonicle Chamber/Phantom Wiki

2 comentários:

  1. Olá amigo Sabino.
    As Olimpíadas da Selva apresentavam realmente provas bem perigosas. Saltar sobre brasas em chamas, nadar num rio de crocodilos, saltar sobre uma vala com piranhas, e provas neste estilo, se os nossos Jogos Olímpicos tivessem provas semelhantes, duvido que tivessem, sequer, um décimo dos participantes, para mais, se o prémio fosse um ganho colectivo e não individual, constituído por uma taça que, embora de valor incalculável, a equipa ganhadora "apenas" teria a honra de guardar por quatro anos, até aos jogos seguintes. Neste último ponto, os poucos concorrentes que se apresentassem nos nossos jogos, com este prémio, sem ganho financeiro pessoal, desistiriam de imediato.
    Os jogos olímpicos actuais deixaram de ser um evento desportivo, para se tornarem um evento financeiro, com os mais ricos a conseguirem os melhores resultados, baseando as aptidões desportivas nas capacidades financeiras, retirando todo o mérito que os jogos deveriam ter e deturpando a sua verdadeira finalidade. Em vez de os melhores, os mais aptos, os mais fortes e os mais velozes, passou-se para, os mais ricos, os que melhores condições de treino podem comprar, os que melhores atletas estrangeiros podem comprar e propositadamente para o efeito atribuir cidadania. Não me vou referir ao uso de fármacos químicos que, embora possibilitando melhorias de resultados, de formas desonrosas (que palavrão sem sentido nos tempos actuais), debilitam a saúde dos atletas, afectando-os, normalmente de formas irreversíveis.
    Na selva, os jogos eram uma forma de manter as populações saudáveis e aptas para enfrentar os seus perigos no dia a dia, baseados na honra e no desportivismo, reais valores dos jogos, actualmente em desuso..

    Mais um item a acrescentar às Curiosidades do Fantasma.

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Luis,
    Sua análise a respeito dos Jogos Olímpicos modernos, infelizmente é uma realidade. Alem dos interesses econômicos que você citou, tem ainda o uso politico dos jogos, como aconteceu nas Olimpíadas de Berlim de 1936, onde Adolf Hitler utilizou o evento para exibir o poderio do Nazismo, onde a suástica apareceu mais que o símbolo das olimpíadas.
    A rivalidade entre capitalismo e o comunismo, tudo isto desviando os jogos de seu verdadeiro espírito olímpico de promover a paz entre as nações.
    Eu prefiro ficar com a versão criada por Falk das Olímpiadas da Salva.
    Grato meu amigo por mais um comentário, e um grande abraço.
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...