sexta-feira, 6 de julho de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA


O Pico do Fantasma


 Olá amigos estamos de volta com mais uma “curiosidades” sobre o nosso querido herói.
Já são quase 60 artigos a respeito do Fantasma e seu universo, lembrando que se você ainda não leu todos eles (o que é difícil) é só acessar o marcador do nosso blog: “Curiosidades” e se deliciar com a enorme quantidade de informações sobre o universo criado por Lee Falk.
Um marco familiar em muitas aventuras do Fantasma, é este peculiar acidente geográfico com o perfil do Fantasma e que está mergulhado em mistério, principalmente porque Lee Falk,  mudou a história da origem do Pico em mais de uma ocasião. O Pico do Fantasma, como era originalmente chamado, foi visto pela primeira vez na página dominical de 1966, onde ladrões enterram o fruto de seu roubo perto do pico, uma formação rochosa natural que realmente se assemelhava a um crânio, e usam esta característica para marcar o lugar onde enterraram a pilhagem.


Ladrões esconderam o produto do roubo próximo a uma montanha na forma de caveira, que serviu para marcar o local.

Mas na página diária de 1970, na aventura: O Pai Ausente, a pilhagem é descoberta perto do pico, que agora é chamado "Cabeça do Fantasma" e realmente se assemelha ao rosto do Fantasma.

 Quando voltam anos depois, a montanha se assemelha ao rosto do Fantasma.


Então, na página dominical de 1970-71 na aventura: A Taça de Diamantes de Alexandre, o pico, ainda é chamado de "Cabeça do Fantasma", é descrito como tendo sido "esculpido pela natureza".

]

Na Aventura: A Taça de Alexandre a montanha é chamada de Cabeça do Fantasma

Mais contradições aparecem na aventura de 1986 na página dominical: “O Pico Cabeça do Fantasma”, onde se afirma que ... Em tempos antigos o Pico Cabeça do Fantasma não existia era uma montanha natural ... "Mais tarde nesta história, O Fantasma derrota o poderoso imperador Negro Joonkoor em combate, eles se tornam grandes amigos, e o Fantasma assiste ao casamento de Joonkoor e Sheeba”.


 O grande sábio guardião da história da Selva, o Velho Moz” afirma que o Pico do Fantasma não existia e era uma montanha natural


Quando Sheeba morre no parto, Jookoor presenteia a praia dourada de Keela-Wee e a Cabana de Jade para o 7° Fantasma e seus descendentes para sempre - Depois quando o Fantasma acaba com a guerra entre os Wambesi  e os  Llongo e instala a paz;  Jookoor afirma: ... "Deve haver um monumento apropriado para homenagear este herói ... esse amigo ... este pacificador “... Jookoor então contrata Michelangelo para projetar o monumento - que acaba por ser o Pico Cabeça do Fantasma, uma obra enorme esculpida na rocha retratando o perfil do Fantasma, que levou anos para ficar pronta, obra realizada por artesãos nativos.

 Por ordem do Grande Imperador Negro Joonkoor foi encomendado a Michelangelo o projeto do Pico do Fantasma, que foi esculpido por artesãos nativos; em homenagem ao Fantasma.


Durante o casamento do 21° Fantasma com sua amada Diana Palmer, o Pico do Fantasma foi cenário de vários quadros daquela importante aventura.



Durante o Casamento do 21° Fantasma o Pico do Fantasma foi cenário para as caravanas de ilustres convidados
.
Aí está meus amigos mais uma grande atração do Universo do Fantasma que só mesmo a mente genial de Lee Falk poderia conceber.
Então, até o nosso próximo encontro, nas profundezas da incrível Floresta Negra onde iremos desvendar outras curiosidades a respeito do: “Espírito que Anda, o Homem que Não Pode Morrer”!

Um ótimo fim de semana e um abraço para todos!

Sabino

2 comentários:

  1. Olá, amigo Sabino.
    Mais uma matéria a acrescenter à nossa fantaenciclopédia.
    Eu pessoalmente, não tenho ideia de ter lido a história mencionada no início deste Curiosidades. Desconhecia que, de início, o Pico, ou monte, ou montanha do Fantasma, ou Cabeça do Fantasma tinha tido a forma duma caveira. Irei ver se consigo arranjar para ler.
    Conforme noutras ocasiões já referimos, todas estas confusões de nomes e não só, fazem parte do pitoresco das aventuras do Fantasma.
    Creio que terá a ver, por um lado com a quantidade de nomes e referências que o universo do Fantasma tem. Por outro lado poderá ter a ver com nessecidades de adaptações para adequar mais as histórias às alterações que foram sofrendo por forma a torná-las mais coerentes e de acordo com cada época. E isto acontecerá devido à longa existência ininterrupta das histórias do Fantasma (como todos sabemos, não me refiro, nem a Portugal nem ao Brasil, adiante). E finalmente, e a juntar a tudo isto, creio que terá muito a ver com o comportamento do próprio Lee Falk, que se preocupava mais com a história do momento sem pensar muito nas já escritas.
    Um outro poprmenor é a sua constituíção. Nunca cheguei a uma conclusão, se se tratava duma formação rochosa simples, isto é, só pedra nua, ou se, no cimo tinha terreno, com acesso.
    Numa das histórias mais recentes, "A Prova" em tiras diárias, que poderá ser vista aqui, no separador "Tira Diária", o nosso 21.º Fantasma leva os filhos gémeos ao cimo de um monte dizendo, e vendo-se um plano de que se encontra no cimo da Cabeça do Fantasma, com vejetação e árvores. Ou seja, trata-se de facto dum monte, ou pico, só que com uma escarpa com o feitio da cabeça do Fantasma. No entanto, na maioria das histórias mais antigas fica-se com a ideia de que se trata dum pico rochoso estéril de rocha nua. (Santa confusão!) doce confusão que adoça a mitologia do universo do Fantasma.

    Bem-haja, amigo Sabino, por nos trazer mais este tópico e nos permitir estas reflecções.

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Luis,
    Realmente estas contradições de Lee Falk que nos instiga a ter ainda mais atração pelas suas histórias.
    Agora ficou a duvida será que o fantasma levou seus filhos gêmeos para escalar o Pico do Fantasma na aventura : A Prova?
    Grande abraço, e uma boa semana.
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...