segunda-feira, 25 de junho de 2012

GRANDES CLÁSSICOS DOS QUADRINHOS MUNDIAIS


AGENTE SECRETO  X-9



Olá amigos estamos iniciando a ultima semana do mês de Junho, o inverno parece que veio mesmo, mas ainda não temos temperaturas muito baixas, mas que são próprias para uma bela sopa e um chá gostoso e quentinho.
E para esquentar a temperatura nada como ler aventuras movimentadas e cheias de emoção, para isso trazemos uma raridade, as primeiras tiras diárias que foram publicadas de um personagem clássico dos quadrinhos.
O Agente secreto X-9 é um personagem de histórias em quadrinhos criado por Dashiell Hammett (autor de O Falcão Maltês) e o desenhista Alex Raymondd (famoso autor de Flash Gordon). Surgido como tira de jornal em 1934, que foi distribuída pela King Features e permaneceu publicada até 1996. No Brasil o material foi publicado pela EBAL e pela RGE nos anos 40/50, e nos anos 70 pela Editora Saber.
X-9 era um agente sem nome que trabalhava para uma agência igualmente sem denominação. Nos anos 40 ele passou a ser chamado de "Phil Corrigan" e as tiram foram renomeadas para Secret Agent Corrigan. A agência passou a ser o FBI durante um período em que esse órgão gozou de popularidade.

Nas aventuras X-9 era uma combinação de agente secreto e detetive particular.

O material que trazemos é o 1° volume com as tiras diárias publicada nos jornais no período de 22/Jan/1934 a 7/Abr/1934; com roteiros de Dashiell Hammett, ilustrações de Alex Raymond e a capa do desenhista português João Carlos Cruz, a tradução foi feita por Manuela Torres, publicado pela “Edições 70”.
No Brasil este material foi distribuído pela: “Livraria Martins Fontes".
Scan by: blog Tralhas Várias, agradecimentos ao amigo Gizmo.

Agora é só clicar no link para baixar o arquivo, pegar aquele chá quentinho, uma pipóquinha e curtir as emocionantes aventuras do Agente X 9.



2 comentários:

  1. O grande Alex Raymond, junto com o nosso Lee Falk e Edgar Rice Burroughs, pertencem a uma cepa de génios da nona arte que as Marvel DC e outras, por muito que se esforcem, jamais conseguiram igualar. Pertencem a uma época em que se pensava no leitor e na forma de agradar, sem teorias mirabolantes e irrealistas. Fórmulas simples, bem agradáveis e que davam gosto de ver e ler.
    X-9 e Rip Kirbi são personagens, dentro do género policial e de espionagem que me agradavam, apesar de eu não apreciar muito o género.
    Tinham aventuras bem concebidas e empolgantes que nos prendiam e deixavam sempre um sabor a pouco.

    Bem-haja, amigo Sabino, por nos possibilitar a oportunidade de apreciar, e/ou rever estas maravilhas da nona arte.

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Falaste uma grande verdade, não se trata de saudosismo barato, mas nem as gigantes da industria dos quadrinhos norte-americana, conseguem apresentar grandes ficcionistas como estes da Éra do Ouro. Eu diria que talvez apenas Stan Lee na década de sessenta e Alan Moore sejam as grandes excessões. E diria também que a grande dificuldade esta naquilo que você bem afirmou; hoje em dia as criações da Nona Arte não são mais voltadas em mostrar a arte e nem está voltada a agradar os leitores, os interesses são puramente comerciais, é por isso que as publicações seguem a vertente da violência gratuita com títulos que tratam de "zumbis", "Crimes Macabros" e tanta coisa de mal gosto como o casamento homossexual mostrado recentemente na revista "X-Men" (nada contra, pelo contrário respeito a preferencia sexual de cada um, mas acredito que temos muitos temas mais interessantes para se trabalhar), isso deixa muito nítido que as grandes editoras não estão interessadas em defender o direito de escolha das pessoas, mas querem mostrar apenas temas polêmicos para vender mais revistas.
    Obrigado Luis por mais uma grande análise sobre as Nona Arte de todos os tempos.
    Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...