terça-feira, 3 de abril de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

            AS MONTANHAS SOMBRIAS


Existe dentro da lenda do Fantasma um local misterioso que recebe várias traduções: Montanhas Misteriosas, Montanhas Enevoadas ou Nebulosas e Montanhas Sombrias, em nosso presente artigo iremos adotar o nome: Montanhas Sombrias que conforme meu parecer seria o mais adequado para nomear esta misteriosa região.
As Montanhas Sombrias têm sido regularmente mencionadas em aventuras do Fantasma desde a primeira vez na tira diária de 1946: "Rainha Astra de Trondelay".

História de 1946, A Princesa Astra de Trondelay, onde é citada as Montanhas Sombrias

Outra ocasião onde esta região foi mencionada é na Prancha dominical de 1946: "A Feiticeira Escarlate“ e mais tarde em “O Elo Perdido” ... Para além do rio de lava fervente  existe as Montanhas Sombrias - evitada pelos viajantes nativos...

Prancha dominical de 1946, A Feiticeira Escarlate

“O Elo Perdido”, aventura que se passa na região das Montanhas Sombrias.

O lugar mais temido nas Montanhas Sombrias, evitado até pelos feiticeiros das tribos, é o castelo da Bruxa de Gooley-Gooley.

Nesta aventura o Fantasma enfrenta a bruxa de Gooley-Gooley

As encostas das Montanhas Sombrias trazem um grande perigo, são os caçadores de cabeças Tirangi, temido por todas as tribos.


Para manter a Paz na selva e salvar Rex o Fantasma enfrenta os caçadores de cabeça, os Tirangi

A passagem Kalunga é descrita como sendo a que dá acesso para o leste perto das Montanhas Sombrias.


Nesta aventura o Fantasma enfrenta os Gigantes de Kalunga


 E no: “Julgamento de patrulheiro Zokko, esta referência aparece como ...” No leste.


“O Jugamento do patrulheiro Zokko”, onde é citada a região das Montanhas Sombrias

As Montanhas Sombrias - Terra de príncipes feudais episódio citada na aventura: “A Pricesa Mimada”, as Montanhas Sombrias são descritas como sendo ... a leste de Bangalla, onde vive o mais poderoso dos governantes o Príncipe Grigor ...

Nesta edição o Fantasma se vê envolvido com uma princesa mimada.

As Terras das Cavernas, onde Hzz e Hrz foram descobertos e onde os pigmeus têm medo de ir é para o leste de Bangalla nas Montanhas Sombrias Terras onde ficam as Cavernas.


Nas Terras das Cavernas, na região das Montanhas Sombrias o Fantasma descobre as criaturas Hzz e Hrz.

As Montanhas Nebulosas aparecem em muitas histórias do Fantasma, mas nenhuma foi mais famosa do que: Um Conto de Rex”. Quando Baronkhan é mencionada pela primeira vez como um lugar distante a leste, nas Montanhas Sombrias.

Esta edição trouxe a história "Um Conto de Rex".

Aí está prezados amigos um dos elementos mais fascinantes e ricos da mitologia do Fantasma, que proporcionou a Lee Falk as condições para escrever dezenas de histórias empolgantes do “Espírito que Anda, o Homem que não pode Morrer”.
Então até o nosso próximo artigo, onde veremos mais uma nova “curiosidade” a respeito do Fantasma.
Um abraço a todos
Sabino


















5 comentários:

  1. Olá Sabino..obrigado por nos trazer toda essa informação nostalgica sobre as maravilhas que habitavam a mente desse excepcional escritor que é Lee Falk..parabéns pelo seu maravilhoso blog amigo.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Chesco36, obrigado por visitar o meu cantinho.
    A reciproca é verdadeira, pois voçê sabe que sou um grande admirador do seu trabalho, tanto no "Gibis Clássicos" como no "quadrinhos Antigos", que visito todos os dias para disfrutar de tanta coisa boa que voçê posta diáriamente.
    Grande Abraço.
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Sabino.
    Muito bom, este Curiosidades, aliás, para não variar.
    Quando penso bem a sério na obra de Lee Falk, começo a ficar sériamente em dificuldades para decidir de que tema mais gosto e me atrai. Direi que é a ilha de Éden, com os seus fantásticos animais em sã convivencia pacífica, rodeada dum rio com piranhas e um par de golfinhos fantabulosos que optam por aí ficar, podendo meter-se mar adentro. Mas por outro lado, poderá ser a Cabana de Jade, na bela praia de Keela-Wee, com suas areias de ouro. No entanto, pensando bem, será, com certeza esta região brumosa envolta em enigmas e mistérios das Montanhas Misteriosas, como eu gosto de lhes chamar. Ou quem sabe, a Floresta Negra, terra dos pigmeus Bandar, verdadeiros amigos e defensores do Fantasma e sua mitologia, com a sua queda de água por onde se chega à fantabulosa Caverna da Caveira, ou ainda esta mesma com o trono do Fantasma e suas extenças câmaras recheadas de riquezas materiais e literárias, nos fabulosos tesouros acumulados pelos sucessivos Fantasmas ao longo dos séculos e as fantásticas e informativas crónicas escritas por estes mesmos heróicos antepassados do nosso actual Fantasma. Com a excitação até fico com pele de galinha ao pensar no assunto.
    Grande problema este. Bom, para resolvê-lo, acho que vou ficar pelo óbvio. O meu tema favorito, não é, ..., são todos estes, bem como todo o maravilhoso universo de magia e fantasia com que o genial Lee Falk recheou e envolveu o Mundo do nosso querido Espírito-que-anda.
    Perante a dificuldade da escolha, fico com todos, não por ganância, mas pela verdadeira e entusiástica admiração que nutro por toda a obra deste génio da nona arte que foi Lee Falk.

    Bem-haja douto Sabino por nos ir fornecendo estas maravilhosas pérolas de informação, em sã partilha de conhecimentos, que nós, seus admiradores e fãs tanto lhe agradecemos.

    Luis

    ResponderExcluir
  4. Amigo Sabino, vou ter a ousadia de lhe fazer uma sugestão para uma nova rubrica, aqui no nosso blogue.
    A cada semana, ou a cada mês, poderia lançar um desafio à sua legião de fãs.
    Poderia começar por fazer um inquérito sobre o tema, no universo do Fantasma, que mais cativa cada um. Nalguns blogues costumam dar umas quantas opções para cada um escolher, eu, no entanto, gosto mais quando se deixa a cada um a oportunidade de fazer um comentário com a sua opinião, no caso: qual o tema que mais o/a cativa, e porquê. Seria bem interessante de ler os comentários que surgiriam.
    Não sei se me expliquei bem. Creio que seria uma boa rubrica, e uma forma de possibilitar trocas de opiniões e informações.

    Luis

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Luis,
    Concordo contigo, que seria muito dificil de se eleger qual seria o tema mais interessante do universo do Fantasma.
    A riqueza de idéias de Lee Falk é algo Fantástico!
    Como voçê bem explanou qualquer que seja o tema, são todos tão belos e criativos, que realmente é uma dificuldade escolher o mais interessante, por esse motivo o melher e elegermos atodos como nosso favorito, pois todos eles geram aventuras incríveis do nosso "Espírito que Anda".
    É muito bom compartilhar com nossos amigos estas informações sobre o universo criado por Lee Falk.
    Na verdade Luis este espaço já existe, que são os comentários, que inclusive voçê sempre acaba fazendo bom uso, mas ele é extensivo a todos os seguidores do Fantasma Brasil, e se os amigos fizerem bom uso dele, teremos um grande Forum a respeito da obra de Lee Falk.
    Portanto pessoal vamos escrever e discutir a respeito dos temas preferidos da obra de Lee Falk.
    Obrigado Luis por mais este comentário e um grande abraço.
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...