terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O VALOR DOS SCANS!

O VERDADEIRO VALOR DOS SCANS
As revistas antigas que se tornam conhecidas pela nova geração, e ganham republicações das editoras graças aos scans

Olá amigos do blog Fantasma Brasil, hoje temos uma postagem muito importante , que vai de encontro com a onda de receio e pessimismo diante dos últimos acontecimentos da grande rede.
Este artigo, muito inteligente por sinal, foi tirado do blog “Che Guavira” do amigo Mario Jorge; e estou repostando para que sigamos o exemplo dele, e nós blogueiros mostremos e exaltemos o trabalho que todos nós realizamos; e que só será conhecido se divulgarmos e fazermos com que seja reconhecido.

O "doloroso" trabalho de desmembrar a revista para scanear

Os scans de gibi foram uma atividade salutar porque reciclaram a leitura de obras a caminho do esquecimento. Graças a isso editoras correram relançar obras antigas, antes que os escaneadores o fizessem. Saíram coletâneas de Luluzinha, Sobrinhos do capitão, Dísney e outras. Os da Dísney, já quase abandonados, renovaram a aceitação, pois as novas gerações não conheciam essas personagens e passaram a se interessar... graças ao trabalho dos escaneadores.

É um trabalho de revelar tesouros. Exatamente a importância dos saqueadores de tumba do faraó, que repunham ao mercado tesouros que ficariam eternamente enterrados, assim beneficiando a economia.
O trabalho dos escaneadores é de suma relevância cultural, dando a todos acesso a obras raras guardadas nas estantes ou nos cofres de colecionadores. Um trabalho voluntário e sem interesses econômicos ainda não reconhecido.
É claro que o motivo da sanha não é exatamente o propalado.
Dizem que o verdadeiro motivo do fechamento do Megaupload foram os novos e ousados planos de seu proprietário. O Megabox e o Megakey, que concorreriam diretamente com as gravadoras, beneficiando os artistas, que ficariam com 90% dos lucros de suas músicas. Nada mais justo, porém esse novo modelo de distribuição de música contaria com o apoio de superestrelas do porte de Kanye West, Alicia Keys, Will.I.Am, Snoop Dog, entre outros.
Uns acham que o Megaupload não voltará e o gordinho ficará na cadeia uns meses ou anos. Os ianques gostam de dar exemplo, “pegando sempre um pra Cristo”. Dizem que o pretexto foi ele ter lucrado com os arquivos, como naquela vez que pegaram uma tia que baixava no Napster e a processaram por violar direito. E leiloariam sua casa e tal. Pegam alguém que não tem pistolão, que não tem como reagir. O gordo tem muita grana. Sempre tem um azarado. Elegem um bode-expiatório pra dar medo nos outros.
O gordo foi pra amedrontar os outros. Tipo assim: Ele tem 170 milhões e vai preso. Tu, do “filefundo.de.quintal,. sem.grana, que nem 1 milhão tem fecha ou se danará mais que o gordo.
Multa: Querem cobrar 500 milhões do gordo. Assustar pra pagar bem. Pegaram 50 milhões dele. Suspeitam que tenha 175 milhões. Isso se já não gastou, porque vivia na boemia.
Valeu!!! Parabéns Mario Jorge pelo excelente artigo.


12 comentários:

  1. Oi Sabino, texto muito bom, infelizmente, pode desconhecer a maneira de scanear sem danificar o original (precisar desmembrar a revista), eu não faço scaneamentos, mas apenas redistribuição do que consigo em outros blogs (no seu por exemplo). Queria saber se posso republicar este texto em meu blog também?

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Sabino. Muito interessante esse texto, especialmente nesse momento com essa onda de censura aos sites de download. Depois do fechamento do "Quadrinhos Antigos" com certeza muitos pararam pra pensar na tarefa que é manter um Blog desse nível atualizado, imagine você ter um gibi que adora, mas resolve arrancar suas páginas para scanear e compartilhar com os outros, esperando por isso apenas o reconhecimento que nem sempre vem. Todo mundo que acessa esse tipo de Blog adora quando encontra um revistinha que já leu no passado, ou que ainda não conhecia mas que é da mesma época, isso é para nós a uma dos melhores momento de entretenimento, é com ir no cinema ou um bom passeio, nos faz relaxar e esquecer por um momento os problemas do cotidiano. É preciso haver mais reconhecimento da nossa parte, um simples obrigado não é muito, mas pode fazer toda diferença

    Fica aqui o meu sincero agradecimento a todos os Blogueiros, os que scaneiam e os que distribuem, vocês tornam a nossa vida muito mais leve.

    Abraços.

    Raminho

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo David,
    Pois é amigo, muitos desconhecem que destruimos a revista para scanear, mas é como diz o ditado: "Não dá para fazer um omelete sem quebrar os ovos"; e o resultado da digitalização é "preservar" a obra e que nada impede de ser novamente impressa.
    Quanto a republicar no seu blog, por favor fique à vontade, pois é isso exatamente que precisamos: DIVULGAR o trabalho da galera que scaneia as revistas para que todos sejam mais valorizados.
    Grande Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir
  4. Olá meu grande amigo Raminho,
    É muito bom saber que encontramos pessoas concientes e que reconhecem todo o trabalho e até a perda (Ai!) das revistas para serem scaneadas, como é o seu caso, do amigo Luis (de Portugal) e muitos outros (apesar de não serem muitos).
    Mas o compartilhamento e a preservação digital das histórias em quadrinhos, é na minha opinião uma das coisas mais boas que temos na Internet.
    Temos muita coisa boa na Internet, mas o compartilhamento desinteressado de colecionador para colecionador é UMA COISA SUPERBOA, para não dizer que é o melhor das coisa que temos na grande rede.
    Grato amigo por seu reconhecimento e vamos a luta!!!
    Abração
    Sabino

    ResponderExcluir
  5. No caso do Fantasma, nenhuma editora no Brasil republica o Fantasma, quanto mais as histórias atuais, se não fosse esse blog, essas histórias não chegariam as gerações mais jovens de brasileiros.

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo Adriano,
    Realmente o nosso grande herói é vitima do descaso das editoras brasileiras, afinal material original existe: a editora Moonstone tem material inédito no Brasil, atualemnte a Dynamite está produzindo histórias, a editora suéca Egmont continua produzindo, sem falar das tiras diárias e páginas dominicais distribuídas pela King Features Syndicate.
    O que falta mesmo é boa vontade.
    Obrigado pelo comentário ee um abraço.
    Sabino

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo Adriano,
    É uma pena que exista um descaso muito grande com o nosso herói. Existe material enédito no Brasil da editora Moonstone, Dynamite,da editora suéca Egmont e as tiras e páginas dominicais distribuídas pela King Features Syndicate.
    Falta mesmo é Boas vontade
    Obrigado pelo comentário e um abraço.
    Sabino

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo Jotaranha,
    É uma alegria poder colocar a disposição do pessoal aquela revista antiga, que os amigos leram na juventude,e através do blog tem a oportunidade de ler novamente e matar a saudades.
    Esse é o objetivo do blog Fantasma Brasil.
    Abraço amigo Jotaranha e obrigado pela visita
    Sabino

    ResponderExcluir
  9. Como vai, amigo Sabino?
    Se o Universo for justo, o amigo Sabino e todos amigos que, de forma desinteressada e altruística, nos honram com os seus preciosos presente, compartilhando, sem qualquer mira de lucro, os seus tesouros, ficando até a perder com a sua deterioração, só podem estar muito bem.
    Saiba, e saibam todos que não é em vão que o fazem.
    Saibam que em mim teem alguém que muito os admira.
    Saibam que, como eu, muitos outros navegam pela Internet.
    Saibam mesmo que muitos há que, por um motivo ou por outro, não deixam mensagens e comentários, mas reconhecem o vosso fantástico trabalho.

    Muito e muito obrigado a todos vós e bem-hajam pelo vosso carinho.

    Luis

    ResponderExcluir
  10. Oi Luis,
    É verdade a nossa recompensa e ter a amizade e o carinho de pessoas incriveis como você e muitos outros; e também saber que estamos dando uma pequena contribuição para preservar estas obras da nona arte que se ficassem só no papel com o tempo iriam se perder.
    Muito obrigado pelo reconhecimento e grato por mais um comentário
    Abração
    Sabino

    ResponderExcluir
  11. Caro Sabino,
    Como já comentei em outros posts, comecei a acompanhar seu blog há poucos dias (fim de 2017), mas já virou vício.
    Estou acompanhando as publicações atuais e dedicando mais tempo para ver todas as publicações na ordem cronológica.
    É claro que não dá para ler todos os comentários, mas as publicações tenho lido todas.
    Parabéns, mais uma vez.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...