sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

CORONEL WEEKS


Um personagem muito querido da saga do Fantasma, é o Coronel Weeks da Patrulha da Selva; identificado pela primeira vez na aventura da prancha dominical de 1954: "O Mestre Espião".
Curiosamente, antes disso, ele não era identificado. Nas tiras diárias de 1952 e 1953: "Os Super Gorilas". Mas constatamos que “James " e “Weeks" são na verdade a mesma pessoa!
Na aventura: O Mestre Espião, o Coronel Weeks realmente fica cara a cara com o "Comandante desconhecido" da Patrulha da Selva (O Fantasma), mas não consegue ligar os fatos. Ele fará ainda muitas aparições, invariavelmente, em um papel de apoio.
Lee Falk regularmente utiliza o Coronel Weeks o colocando num dilema sobre a identidade do "comandante desconhecido"  e ocasionalmente ele vê e fala com o "comandante desconhecido".Em 1957 numa prancha dominical, ele fala com o "comandante desconhecido" no telefone e diz ... "Após todos esses anos, eu ouvi sua voz no telefone - Será que eu ainda vou vê-lo ...?
Na aventura da tira diária de 1958: A Marca do Bem, e na tira diária de 1958 diária:" Carlyle", o Coronel Weeks é referido como o "comandante" e na tira diária de 1959: "Os Ratos do Pantano", o Coronel Weeks afirma que está  na Patrulha da Selva à 30 anos.

O Cel. Weeks defende o segredo do Comandante Secreto de um jornalista espião


Porém na tira diária de 1961: "Os Mercadores de Escravos  de Mucar", êle se contradiz afirmando que está na Patrulha da Selva 10 anos. Nesta história, ele fala com o "Comandante Desconhecido". Quando o Coronel Weeks pede uma identificação, O Fantasma passa uma folha de papel
tendo a senha secreta da Patrulha:  "Justiça e Paz". Mais uma vez, o Coronel Weeks diz que falou com o "comandante desconhecido" pela primeira vez.
Em seguida na tira diária de 1966: "Os Assassinos", o Coronel Weeks misteriosamente desaparece e sem nenhuma explicação é substituído pelo Coronel Worobu. Este pequeno mistério será esclarecido na tira diária de 1973: "O Julgamento do Patrulheiro Zokko", quando descobrimos que o coronel foi simplesmente retirado.

O Cel. Weeks é substituído pelo Cel. Worobu sem nenhuma explicação de Lee Falk



Ele aparece pela última vez em ambas as versões das tiras  diárias da história 1978: "Os três bandidos", e em uma conversa no escuro com o Fantasma (Mas, ele não o reconhece), ele diz ...'sua voz ... Tão familiar ... Ainda não nos conhecemos? ...
O coronel Weeks foi um personagem muito carismático  e é uma pena que nunca tenha desvendado o segredo da identidade do "comandante desconhecido", porque ele foi o personagem que mais chegou mais perto da verdade de todos os outros da obra de Lee Falk!

Nos últimos tempos os novos autores criaram uma aventura explicando a saída do Cel. Weeks, numa aventura intitulada: “O retorno do Cel. Weeks", onde ele reaparece para ajudar a solucionar um caso em que está envolvido seu neto o Capitão Weeks.


Pranchas dominicais da aventura: "O Retorno do Coronel Weeks".

Ai está meus amigos mais um "Curiosidades sobre o Fantasma", tratando de um personagem do universo do Fantasma criado por Lee Falk.

Um abraço a todos e até o nosso próximo artigo.


Sabino






6 comentários:

  1. excelente matéria,sabino ! olha aqui oque encontrei: http://bookscomics.blogspot.com/2008/06/019-some-missing-indrajal-comics-covers.html . essa página tem algumas capas do personagem.

    valeu

    ResponderExcluir
  2. sabino,olha uma matéria sobre o videogame para Mega Drive, Super Nintendo e Game Gear baseado na animação fantasma 2040 : http://www.pontodovideogame.com/2011/05/phantom-2040-snes.html .

    achei esse blog q parece ser de portugal. fica a dica se você quiser usar como pauta pra alguma matéria futura aqui no FB.

    procurei ver se tem algum video no you tube sobre o jogo mas não achei.

    valeu

    ResponderExcluir
  3. sabino,agora que vi,tem videos do jogo no final da matéria do blog.

    valeu

    ResponderExcluir
  4. Olá meu amigo do Cine e Quadrinhos,
    Que bom que você gostou do artigo "curiosidades", agradeço as dicas que você me passou.
    Grande abraço,e bom fim de semana,
    Sabino

    ResponderExcluir
  5. Muito bom amigo Sabino.
    Na altura estive a acompanhar esta história, do filho do Coronel Weeks, pela Internet, em inglês. É uma história muito boa. Que pena que, em português, já não se faça disto. Falta de visão das editoras, quer em Portugal, quer no Brasil. É a pobreza cultural que nós partilhamos.

    Muito obrigado por mais um excelente artigo, amigo Sabino.

    Luis

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo Luis,
    Realmente é uma pena que exista esta "miopia intelectual" dos editores tanto ai de Portugal como aqui no Brasil.
    A popularidade do Fantasma é inquestional os números falam por si: um simples blog como o Fantasma Brasil já recebeu mais de 160.000 visitas em pouco menos de um ano e meio.
    Grande abraço grato pelo comentário e bom fim de semana.
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...