terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

                 A TRIBO WAMBESI 


Os Wambesi são a 11ª tribo criada por Lee Falk e junto com a tribo dos Llongo, é a mais popular e duradoura. Eles foram mencionados pela primeira vez na tira diária de 1941-42 na aventura: O Tesouro do Fantasma.

Os Wambesi apareceram pela primeira vez na aventura: “O Tesouro do Fantasma”


O primeiro chefe mencionado dos Wambesi se chamava Wambata, e apareceu pela primeira vez na prancha dominical de 1947, na aventura: O Deus Dragãoe na tira diária de 1961 na aventura: O Dragão de Ferro, Wambata é descrito como o rei.

Na aventura: “O Deus Dragão” apareceu pela primeira vez o rei dos Wambesi: Wambata

Depois disso, o nome do rei sofreu alteração mudando para Wambatta, com uma variedade de grafias tais como Wambutto e numa aventura de 1980 o nome Wambutto foi padronizado.
Curiosamente, na tira diária em 1952, na aventura:  Ajax o grande, Os Wambesi eram descritos como uma tribo "pobre".

Na aventura: “Ajax o Grande“os Wambesi são citados como uma tribo pobre

Mas com o passar do tempo nas tiras diárias de 1998, na aventura: Os Piratas das Trevas, eles se tornaram a maior, a mais rica e são descritos ainda como a tribo mais poderosa da selva.

Já na aventura: “Os Piratas das Trevas” os Wambesi são citados como a maior, a mais rica e a mais poderosa tribo da selva

Uma das aventuras mais memoráveis envolvendo os Wambesi e os Llongo aconteceu na história: “A magia do Fantasma”.
Há anos atrás os Wambesi e os Llongo estavam em guerra, e para preservar a paz o Fantasma ordena uma união entre a filha de cinco anos do chefe Wambesi e o filho de cinco anos do chefe Llongo.
Nos 15 anos que se passaram houve grandes mudanças na vida dos dois pequenos noivos. Lloni o menino foi enviado a um colégio agricola moderno no litoral, e Wamba a princessa permaneceu na tribo Wambesi, apenas comendo e engordando, como convém a filha de um chefe rico.

Llone tem uma desagradável surpresa ao rever sua noiva

Lloni foge literalmente de Wamba e se recusa a se casar com ela e isso é um insulto aos Wambesi, e mais uma vez a paz entre as duas tribos da selva esta ameaçada.
O Fantasma é forçado a se envolver, só que sua atitude para este casamento arranjado parece ter suavizado desde que o princepe e a princesa eram crianças, isso porque, este Fantasma é o filho do homem que ordenou o noivado há tantos anos atrás (o pai do Fantasma atual).

O Fantasma é obrigado a interferir na delicada situação

A princesa Wamba ansiosa por ganhar o afeto de Lloni, está determinada a se tornar mais parecida com a cantora de boate a qual ele tinha se apaixonado.
Para isso ela se coloca nas mãos do Fantasma, e acredita que sua “lendária magia” irá mudar sua aparência para melhor.

Wamba se submete a “lendária Magia” do Fantasma

Orientado pelo Fantasma o guerreiro Llongo chamado Tagi fica encarregado de ajudar a princesa a mudar seus habitos alimentares e entrar numa rigorosa rotina de exercicios; e ao longo do tempo ela se transforma...

Tagi cumpre sua missão de ajudar a princesa Wamba

Todos ficam impressionados com a nova princesa Wamba, no entanto o mais impressionado é o fiel Tagi, que aprecia com admiração a sua obra.

Wamba se transforma através da “lendária magia” do Fantasma


Então a princesa Wamba finalmente consegue conquistar o coração de Lloni seu noivo, e eles se casaram depois de tudo? Claro que não!

A princesa Wamba se recusa a se casar com o principe Lloni e o desobriga do noivado

 Agora é Wamba quem se recusa a se casar com o filho do chefe Llongo, e, enquanto o principe Lloni volta correndo para os braços de sua cantora de boate, a princesa Wamba dos Wambesi se envolve com Tagi o guerreiro Llongo, desta forma tudo se ajeita e a paz é mantida entre as tribos no reino do senhor da Selva, “O Fantasma”.

A princesa Wamba agradece ao Fantasma por sua “lendária Magia” 

Incrível! Só mesmo Lee Falk para escrever uma história tão fantástica.
E aproveito para chamar a atenção dos amigos para o belo trabalho de ilustração do incompreendido Wilson McCoy que realizou um belo trabalho nesta e em muitas outras histórias!

Bem meus amigos tudo o que é bom uma hora acaba, por isso chegamos ao fim de mais esta: “Curiosidades sobre o Fantasma”, então até o nosso próximo encontro com um novo artigo.
Abraço a todos.


8 comentários:

  1. Olá amigo Sabino, você sempre escolhe os melhores temas para esses artigos, e o impressionante é a pesquisa apurada que você faz. As história do "Espirito que anda" na selva sempre foram as minhas preferidas, e a tribo Wambesi estão presente na maioria delas. O interessante também é como o Fantasma sempre resolve os problemas políticos ou de guerra, e até amorosos como o caso da princesa Wamba.

    Parabéns, mestre Sabino!

    Um abraço.

    Raminho

    ResponderExcluir
  2. Ola amigo Raminho,
    Grato pelo reconhecimento do nosso humilde trabalho.
    As histórias do Fantasma onde são mostradas as comunidades da selva são muito boas.
    Esta da "Magia do Fantasma" é uma das melhores na minha opinião.
    Grande abraço amigo e uma boa semana.
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. Amigo Raminho, eu já não me admiro com as capacidades perceptivas e de pesquisa do nosso douto fantarqueólogo Sabino.
    É sempre com renovado prazer que leio as rubricas "Curiosidades ..." e "Wallpepers" que o amigo Sabino nos apresenta.
    Esta em particular é muito interessante, porque, além de nos falar sobre a tribo, mostra-nos, mais uma vez, o desprendimento que Lee Falk tinha com os pormenores, como os nomes, concentrando-se nas histórias em si mesmas, usando nomes com grafias diferentes, e até mesmo fazendo de uma mesma tribo, umas vezes rica, outras vezes pobre. Mas, esta diversidade de pormenores e até contradições, a meu ver, veem enriquecendo as histórias, sem as afectar negativamente. Eu, pelo menos penso desta forma.
    Este "Curiosidades" mostra-nos também pormenores duma aventura, que não estou certo de já aqui ter passado, mas que irei investigar. Se não passou, estou certo que o amigo Sabino, mais tarde ou mais cedo nos fará uma surpreza.

    Bem-haja amigo Sabino por nos presentear constatemente com estes mimos.

    Luis

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Luis,
    Agradeço de coração o seu reconhecimento pelo meu trabalho.
    Confeço que como você estas duas "rubricas" são também as minhas favoritas, as quais mais gosto de fazer.
    Lee Falk tinha mesmo muito tino para escrever, nesta história que transformei numa crônica ele manipula com maestria um assunto sério como a paz na selva com uma história romantica com uma dose ideal de comicidade, criando uma grande história.
    Grato pelo seu comentário e um abraço.
    Sabino

    ResponderExcluir
  5. Te agradeço e parabenizo, por disponibilizar a revista do Mandrake, Alena. Fantástico.
    Abraço Maurício (dos plásticos RGE)

    ResponderExcluir
  6. Olá Mauricio,
    É uma satisfação receber sua visita no nosso blog, espero que você tenha gostado do artigo a respeito dos plásticos adesivos da RGE.
    Continue a visitar nosso blog e seus comentários serão sempre bem vindos.
    Abração
    Sabino

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Sabino, estou sempre navegando no Blog, sempre grandes surpresas, tudo excelente. Cada postagem uma satisfação, agradeço muito. A dos plásticos também foi ótima. Quando desenterrei esse tesouro, percebi que não havia mais justamente o do Mandrake, não sei como desapareceu da pasta. Devo ter deixado junto com os gobis do Mandrake, vou verificar..........
    Abraço, Maurício

    ResponderExcluir
  8. Olá Mauricio,
    Que bom que voçê está acompanhando o Fantasma Brasil.
    Vamos continuar sempre trazendo scans e boas matérias sobre o "Espírito que Anda, o Homem que não pode morrer".
    Abração
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...