terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

GENERAL BABABU

Olá meus amigos, hoje a seção “Curiosidades sobre o Fantasma” irá tratar de um personagem que apesar de ser um vilão não deixa de ser um dos principais coadjuvantes nas aventuras do Fantasma.

 O General Bababu tem muitos fãs por anos com sua covardia, maldades, uniformes extravagantes e prepotência se achando o todo poderoso.
 Bababu fez sua primeira aparição no 1962-1963 em tira diária intitulada: o Embaixador Misterioso, apresentado como o ditador de Bangala, depois de depor o doutor Lamanda Luaga com um exército de 200.000 soldados.O Fantasma demonstra toda a sua ousadia raptando Bababu debaixo do nariz dos seus soldados submetendo-o lei da selva  julgado pelos chefes das Tribos nativas.
Bababu é forçado a lutar um corpo a corpo com o Dr.Luaga onde o vencedor teria o controle politico do país. O Dr.Luaga que havia ganhado o título olímpico dos meio-pesados ​​de boxe, derrota facilmente o General. Bababu.

Bababu é derrotado pelo Dr. Luaga

Mas essa derrota não significa o desaparecimento de Bababu
. Êle voltaria em muitas histórias, sempre prometendo vingança e a cada aparição cometendo mais maldades, querendo derrotar tanto o Fantasma como o Dr. Luaga.
Seu retorno é destaque nas edições de 1968-69 nas tiras diárias, na aventura: O filho do presidente
. Nesta história Bababu está exilado em uma ilha no Oceano Índico, e o Dr Luaga é o presidente de Bangala. Bababu tem uma filha chamada Lila e Luaga um filho chamado Lon. Lon captura Bababu quando ele escapa da prisão na ilha e tenta novamente dominar Bangala  querendo assumir o poder, A história tem uma incrível reviravolta; Lon e Lila que estão apaixonados resolvem anunciar seus planos de se casarem!

Mais uma vez Lee Falk faz uso de uma temática clássica com o caso de Lon e Lila filhos de inimigos lembrando Romeu e Julieta de William Shakespeare.


Lila a filha do General Bababu que acaba formando um par com Lon o filho do Dr. Luaga

Bababu faz outro retorno nas tiras diárias de 1979-80, na história: O retorno do General Bababu.

O Retorno do General Bababu

 Nesta história, ele recebeu o perdão do presidente o Dr. Luaga (em consideração por seus filhos estarem casados) Bababu se encontra no exílio. Mais uma vez, ele escapa e faz mais uma tentativa de depor o Dr. Luaga.
Bababu fez essa sua quarta aparição no 1984-1985 nas tiras diárias na aventura: Os Presidentes, deixando mais uma vez o exílio e chegando a Bangala no meio de uma guerra por ele arquitetada, através de intrigas entre os presidentes de Bangalla e Ivory-
Lana.

Os amigos: presidente Goranda e Dr, Luaga, vitimas das intrigas de Bababu

No meio de todo o drama,Bababu foge de lancha para Tarakimo. Não é a última vez que veremos ou ouviremos a respeito dele!
Ele é mencionado em 1988 nas tiras diárias, As coisas do homem, e reaparece nas páginas de domingo em 1990-91, O Retorno dos Thuggees, quando ficamos sabendo que ele esteve na prisão em San Rotanna.
Lee Falk claramente não desejava deixar o ditador fora das aventuras do Fantasma e na página de domingo em 1994-95, na aventura: A Batalha dos garotos da selva, e descobrimos que o primeiros nome Bababu é "Babo" e que mais uma vez, ele escapou de uma prisão, deixando para trás seis guardas mortos. Por incrível que pareça. ele consegue sequestrar o presidente Dr. Luaga e planeja executá-lo - uma situação evitada em cima da hora pelo fantasma
.




Apesar das muitas tentativas o General Bababu sempre acaba derrotado pelo Fantasma

Em outra aparição o General Bababu planeja e executa a invasão de Baronkhan, o reino herdado por Hex o filho adotivo do Fantasma que depois descobre ser herdeiro do reino daquele país.
E mais uma vez Bababu vê seus planos serem frustrados pelo Fantasma.




Se Lee Falk tinha mais planos para Bababu não saberemos jamais, mas é mais do provável, cabe agora aos roteiristas atuais decidirem se este vilão carismático retornará a perturbar a vida do Fantasma e o presidente Dr. Luaga.


Ai está mais um personagem que faz parte do universo do Fantasma, que participou de muitas aventuras de nosso grande herói, o “Espírito que Anda, e Nunca Morre”.
Abraço a todos e até o nosso próximo “Curiosidades”.










6 comentários:

  1. Olá amigo Sabino! Eu estava a espera de um artigo sobre o general Bababu, e sabia que você não ia tardar a fazê-lo. Esse com certeza é um dos vilão mais interessantes do Fantasma, ele é inteligente, maquiavélico, e como todo vilão que se prese sempre volta com seu planos "infalíveis".
    Estou aguardando ansioso uma possível volta do Bababo na nova série "The last Phantom", com certeza será muito interessante.

    Grande abraço, meu amigo! Parabéns por mais esse maravilhoso artigo.

    Raminho

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Raminho,
    Saiba que o Bababu é um dos meus vilões favoritos, e um dos principais adversários do Fantasma; e eu estava preparando este "curiosidades" para falar dele.
    Grato por seu comentário e um abraço.
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. POis é Sabino, ótima matéria.
    Vale lembrar também que a Marvel utilizou a personagem quando do lançamento da minisérie em 3 partes dao Fantasma, onde o vilão arquiteta (mais uma vez) a queda do presidente Luaga e a tomada de Bangalla com o apoio de uma mineradora Americana.

    ResponderExcluir
  4. Olá meu amigo Cavaleiro do Sertão,
    Bem lembrado, nesta mini série vemos o General Bababu tramando contra o presidente Dr. Luaga.
    Obrigado pelo comentário e bom fim de semana.
    Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir
  5. Que me perdoem os amigos Sabino e Raminho, que me merecem todo o respeito e consideração. Cada um com a sua opinião, e todas são igualmente válidas e de respeitar.
    Não consigo admirar vilões. Sei que não é exactamente isso que disseram, mas apenas que gostam das histórias em que o Bababu entra.
    Para mim, as melhores histórias são as mais clássicas, as passadas na selva. Contra vulgares bandidos, cheios de basófias, e que se encolhem quando lidam com o nosso Espirito-que-anda. Alguns amedrontam-se à sua simples menção.
    Gosto das histórias sobre disputas com os feiticeiros ou com os reizitos dos reinos das montanhas.
    Bababu faz-me lembrar alguns parvónicos que infelizmente podemos encontrar na realidade. Entendo que por isso agrade vê-lo a ser derrotado pelo nosso herói preferido.

    Grande postagem esta, sem dúvida, que daria para grandes debates.
    Bem-haja amigo Sabino.
    Muito me agrada o diálogo consigo e com o amigo Raminho.
    Obrigado amigo Cavaleiro do Sertão pela sua participação, que, com toda a certeza anima o amigo Sabino.
    Esperemos que outros, dos muitos que por aqui passem, percam a timidez e participem mais com comentários.

    Luis

    ResponderExcluir
  6. olá amigo Luis,
    Você entendeu bem o espírito da coisa quando eu e o amigo Raminho dizemos gostar das histórias onde aparece o general Bababu.
    A minha admiração por estas histórias, é pelo fato de ficar caracterizado a critica que Lee Falk faz a estes "ditadores de meia tigela" que encontramos em nossa realidade. Falk usa com grande maestria de sua obra de ficção para poder fazer sua critica social.
    E para isso usa esta "ferramenta" esses militares prepotentes (Bababu não é o unico) para mostrar que pode até demorar muito, mas que um dia justiça será feita.
    Grato amigo Luis por mais um comentáro.
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...