sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

O DISFARCE DO FANTASMA



Olá meus amigos, queremos desejar uma boa Sexta Feira e um ótimo fim de semana para todos.

As curiosidades sobre o Fantasma estão de volta e este ano teremos artigos inéditos e muito interessantes sobre o nosso grande herói.
 Quando O Fantasma anda pelas ruas como um homem comum, ele invariavelmente usa um chapéu, óculos escuros (para cobrir sua máscara) um lenço ao pescoço e um casaco longo por cima das calças e sapatos normais.
Embora isso tenha sido praticamente um padrão desde a primeira história, O Fantasma também apareceu em público de maneira mais simples, com uma roupa comum: pescoço descoberto camisa e calça e muitas vezes sem o chapéu, mas sempre usando óculos escuros.

 O Fantasma utilizando roupas comuns

O uso do casaco longo na maioria das vezes criava situações divertidas quando o Fantasma se encontrava em salas com ar condicionado, nos aviões e nas cenas de rua em dias muito quentes, onde todo mundo se encontrava utilizando o mínimo de roupa;  permitindo colocar diálogos divertidos como por  exemplo:  no avião a aeromoça preocupada que ele pudesse  estar sentindo muito calor.

O Fantasma utilizando seu disfarce no meio da multidão

O Fantasma em uma de suas viagens aéreas que possibilitava diálogos divertidos

Considerando que o Fantasma  acreditasse que ele não seria reconhecido em público, se estivesse usando um chapéu e casaco, essa vestimenta realmente escondia seu traje bastante incomum (a malha roxa, shorts listrado e botas), mas em contrapartida acabava chamando mais a atenção da multidão, provavelmente Lee Falk teria apostado na figura misteriosa daquele homem de casaco, óculos escuros e chapéu!
Em algumas histórias das crônicas do Fantasma vemos que os ancestrais do Fantasma também utilizavam disfarce quando agiam nas grandes cidades.

Em muitas ocasiões os ancestrais do Fantasma utilizaram disfarces

Quando o Fantasma faz viagens longas de navio, na privacidade de sua cabine ele fica a vontade sem o disfarce.

Na privacidade da cabine do navio o Fantasma ficava sem seu disfarce

Nas primeiras histórias o Fantasma utilizava um antigo casaco longo, mas depois o ilustrador Sy Barry modernizou o disfarce do Fantasma utilizando uma grossa Capa lisa.

O Fantasma utilizando o antigo casaco longo nas primeiras histórias

O disfarce foi modernizado nas histórias ilustradas por Sy Barry

Com a chegada de novos tempos os atuais autores e desenhistas, foram modernizando o personagem que acabou abandonando esse disfarce tradicional, e agora aparece nas histórias fora da selva, trajando roupas comuns acompanhado sempre dos óculos escuros que escondem a sua mascara.

Ai está mais um “curiosidades” sobre o Espírito que Anda, e outros artigos virão para que possamos conhecer melhor esta grande criação de Lee Falk; então até o nosso próximo encontro.


Tira do Fantasma satirizando o uso do disfarce




8 comentários:

  1. Não pensei que desse para fazer um Curiosidades sobre o tema. As coisas que o douto fantainvestigador Sabino consegue. Minha nossa! Sempre consegue nos surpreender, e pela positiva.
    A última tira dava para um Funny Phantom, em tamanho um pouquinho maior.

    Bem-haja amigo Sabino por sempre nos surpreender tão agradavelmente.

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Luis,
    O nosso grande herói criação imortal de Lee Falk, possibilita que possamos analisar muitos aspectos, até mesmo o traje que nosso herói usa em sua incurções pelas grandes cidades.
    Grato pelo seu comentário e uma boa semana.
    Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. Esse é o nosso mestre Sabino!
    Interessante também é que a última imagem parece de algum filme, está bem fiel ao Sr Walker.

    Raminho

    ResponderExcluir
  4. Amigo Luiz muito obrigado pelos comentários que você tem feito no Blog FB, vejo que você está sempre presente,(até bem mais que eu, rs,rs...) tenha certeza que o nosso amigo Sabino fica feliz com isso, é uma pequena forma de reconhecermos o seu trabalho e mostrar que estamos muito agradecidos.
    Grande abraço.

    Raminho

    ResponderExcluir
  5. Amigo Raminho, não faço nada de mais. Limito-me a constatar a grandeza do nosso amigo Sabino, mestre Sabino, como o amigo Raminho muito bem diz.
    O Fantasma Brasil já é a minha segunda casa. Naturalmente que visito outros blogs, de BDs/HQs, e não só, mas a nenhum com a regularidade, o carinho e a atenção com que o faço aqui, onde me sinto em casa.
    Posso ficar um ou outro dia sem cá vir, mas sempre acabo por o fazer, com todo o gosto e satisfação, sabendo que o amigo Sabino sempre irá responder aos nossos comentários. Assim dá mesmo gosto comentar.
    Para fezer alguma concorrência, ou melhor, andar em paralelo, só se houvesse um "Mandrake Brasil" ou um "Mandrake Portugal", ou, quem sabe, um "Fantasma Portugal".
    Perguntar-me-á, porque não fazes um?. Dir-lhe-ei, porque não tenho a paciencia e a grandeza de alma do nosso amigo Sabino.
    Acredito que exige muita paciencia, dedicação e desprendimento conseguir um blog tão bem feito e mantido como este nosso "FANTASMA BRASIL"

    UM grande abraço aos dois, com o meu humilde reconhecimento pelo excelente trabalho do NOSSO GRANDE AMIGO SABINO.

    Luis

    ResponderExcluir
  6. Olá meus grandes amigos Raminho e Luis,
    A amizade de vocês é a grande recompensa pelo trabalho que fazemos.
    Além de poder compartilhar o material sobre o nosso querido herói, nada é mais recompensador do que a amizade dos amigos.
    Confesso que ao criar o blog tinha o objetivo de postar todo esse material na nossa querida língua portuguesa, mas não imaginava que fosse conhecer pessoas tão maravilhosas!!!!
    Por isso que vamos lutar e resistir contra a "sopa" "pipa" e tudo o que vier pela sempre, a luta não é facil; constatei que todos os links do blog com filmes e animação foram apagados, mas não vamos desistir.
    Grande abraço e agradeço muito o apoio de todos vocês.
    Sabino

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo Luis. Você tem toda razão, o Fantasma Brasil tornou-se a nossa segunda casa, aqui nós somos bem recebidos, encontramos amizade e muita alegria ao voltar nossa infância quando relemos essas histórias. Embora eu também fique um dia ou outro sem aparecer por conta das minhas atividades eu sempre volto, e o nosso amigo Sabino não deixa um comentário sequer sem responder, isso prova o grande carinho que ele tem por seus seguidores.
    Quanto ao Blog "Mandrake ou Fantasma Portugal" seria muito interessante sim, mas realmente como você disse é preciso tempo , paciência e um certo conhecimento com internet e tecnologia que no momento eu não tenho, embora eu esteja estudando alguma possibilidade de ajudar nosso amigo sabino no material aqui do Blog, pois sei que a tarefa é grande e qualquer ajuda é bem vinda.
    Agradeço por sua estima e fico Feliz em ganhar um novo amigo.
    Abraços.

    Raminho

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo Sabino!
    Agradeço por sua consideração meu amigo. Eu o conheço á pouco mais de um ano, quando descobri por acaso o Blog FB, mas é incrível como parece ser mais tempo, a forma como você me trata aqui no Blog me fez ter uma grande estima por você, nunca esqueci a homenagem que você me fez com o scan "Volta a Tarakimo", eu estava de férias no nordeste, e até fiquei emocionado quando vi.
    Por essas e outras é que você tem um grande amigo, pode ter certeza.
    Abraços

    Raminho

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...