sexta-feira, 14 de outubro de 2011

GRANDES CLÁSSICOS DOS QUADRINHOS MUNDIAIS

B  U  Z     S  A  W  Y  E  R


Olá meus amigos, estamos de volta com mais um artigo dos “Grandes Clássicos dos Quadrinhos Mundiais”.

Hoje vamos abordar a obra de um grande artista que já visitou esta seção falando de outra de suas criações que também foi um grande sucesso nos quadrinhos.
Ele começou sua carreira de ilustrador de quadrinhos em 1924 e nem imaginava que seu primeiro sucesso iria torna-lo o criador de um novo estilo: a tira de aventuras clássicas; vindo a influenciar a muitos ilustradores que vieram depois dele.
Chega de suspense, estamos falando de Roy Crane, cujo nome de batismo era Royston Campbell Crane nascido em Abilene no Texas em 1º de Novembro de 1901 que teve uma bela vida criativa até 07 de Julho de 1977 quando veio a falecer em Orlando na Florida.

Roy Crane, grande mestre da ilustração

Crane foi o criador de várias tiras de aventuras como: Wash Tubbs (Tubinho), Capitain Easy (Capitão Cesar); e Buzz Swyer (Jim Gordon) que é a razão deste nosso artigo.
Em 1943 Roy Crane abandonou Captain Easy para criar uma nova tira para o King Features Syndicate.
 Hearst (o grande executivo da King Features Syndicate), seguindo sua velha prática de levar os melhores desenhistas dos concorrentes, ofereceu para Crane um  salário melhor e a propriedade intelectual da nova tira.
 Crane então lançou Buz Sawyer em novembro de 1943. Aproveitando o momento histórico, Crane faz de Buz um piloto da marinha em plena Segunda Guerra Mundial, 

em aventuras que eram de arrepiar.





Buz Sawyer uma das grandes criações de Roy Crane

Mais tarde, com o final da guerra e o início da Guerra Fria, Sawyer continua ligado ao governo dos Estados Unidos combatendo o perigo comunista na América Central. Pela qualidade da sua obra, Crane recebe o prêmio Reuben em 1959 e, em 1974, o Yellow Kid no Salone Internazionale dei Comics em Lucca, Itália.
Buz Sawyer foi uma tira de história em quadrinhos muito popular, altamente considerada pelos historiadores da banda desenhada. As tiras tiveram um longo tempo de duração que foi de 01 de novembro de 1943 a 1989. A última tira assinada por Crane foi datada de 21 de Abril de 1979.

Mas afinal quem era este personagem criado por Roy Crane? Durante a Segunda Guerra Mundial, o aventureiro John S. Sawyer, apelidado de Buz Sawyer, participou como um ás da Marinha, era piloto de caça no teatro das operações de guerra no Pacífico, onde viveu inúmeras aventuras com seu companheiro Sweeney. Como civil, nos anos pós-Segunda Guerra Mundial, tornou-se para Buz em sua empresa o funcionário de confiança que solucionava todos os problemas. Buzz voltou à Marinha na década de 1950 e voou como piloto de carreira de jatos de ataque e reconhecimento sobre o Vietnã durante os anos 1960.
Krane era o dono dos direitos autorais sobre as tiras de Buzz Swyer, tinha como assistentes: Al Wenzel e Granberry Edwin. A execução das tiras de Buzz Sawyer eram feitas com Craftint; uma técnica pioneira nas tiras, bem como em Wash Tubbs.
 Dizia Roy Crane: “Eu sempre fui interessado em experimentar novas técnicas, e meu objetivo era tentar capturar uma qualidade tridimensional na tira”; e que ele conseguiu com grande êxito.






Acima algumas das maravilhosas ilustrações utilizando a técnica de “Craftint” aplicada por Roy Crane

Muito bem amigos, agora que já conhecemos esta grande obra de Crane, só nos resta apreciar este belo trabalho que o Fantasma Brasil nos trás; numa edição da saudosa Editora Rio Gráfica (RGE) que havia batizado o personagem de “Jim Gordon”.
Scan original do blog Quadrinhos Antigos.
Agora é só clicar no link e curtir este belo trabalho deste grande mestre da ilustração, boa leitura.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...