sábado, 8 de outubro de 2011

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

                    O POVO PEQUENINO
Uma das mais belas recordações que marcou minha infância foi a fascinante aventura vivida pelo Fantasma em que ele encontra um incrível povo com dimensões “liliputianas” chamado: Povo Pequenino, que foi publicada no # 99 da revista Fantasma Magazine “edição colorida” da editora RGE, cuja edição original era a revista publicada pela Gold Key, com uma capa maravilhosa feita por George Wilson, e a história desenhada pelo excelente Bill Lignante. Nunca esquecerei  daquela capa que mostrava o Fantasma sendo atacado pelo Povo Pequenino. Fantástico!



A bela pintura feita por George Wilson, para a capa da revista Phantom da Gold Key

O Povo pequenino foi mencionado pela primeira vez nas


 páginas dominicais em 1956-1957 na aventura: O Chocalho.

A primeira versão de “O Chocalho” de 1956,  arte de Wilson

McCoy





 Nela o Fantasma diz ... "a cada ano neste dia, aparece um chocalho de criança feito de madeira, que é deixado no Caverna da Caveira"  ... O Fantasma investiga e descobre o Povo Pequenino, em uma crônica datada de 1656 ... esta cronica se referia a um ancestral seu, o 12º Fantasma da linhagem ...

Aventura: O Mistério do Chocalho, onde acontece a estreia do Povo 
Pequenino
 "Lee Falk coloca o misterioso Povo Pequenino numa cidade que fica numa caverna na base da Rocha da Águia, (em histórias posteriores, O Fantasma descobre que o Povo Pequenino realmente chegou a Terra em uma nave espacial)," O Tratado do Chocalho é mencionado na aventura:  O Chocalho, e no decorrer da  história, o Fantasma descobre a razão do surgimento anual do chocalho no Trono da Caveira.
É preciso um longo tempo, no entanto, antes que Lee Falk reintroduzisse  esses misteriosos extraterrestres, eles retornam nas páginas dominicais em 1968,  e desta vez aprendemos que vivem em um lugar totalmente diferente – isolados por um rio misterioso de lava! O Fantasma tem contato com o príncipe Vlad, o líder do Povo Pequenino e resgata a princesa Melodee que viria a ser a futura noiva dele, raptada pelo Barão, que se refere à pequena criatura como uma espécie de animal de estimação humano. Na história, O Fantasma segue a teoria de que o povo pequenino teria vindo à Terra do 
espaço exterior.

Aventura onde o Fantasma salva a princesa Melodee

A terceira aparição do Povo Pequenino ocorre nas páginas dominicais de 1969: na aventura intitulada: O Elo Perdido, e a quarta aparição acontece nas páginas dominicais de 1973 na aventura: Rex e o povo pequenino, nesta história, parece óbvio que Lee Falk parece se perder um pouco nas tramas que envolvia o Povo Pequenino e alguns erros podem ser encontrados na história: o príncipe Vlad, que havia se casado  
com a princesa Melodee em 1968, está agora com a princesa Aurora!
 Nenhuma explicação é dada por Falk.

Capa da aventura “Rex e o Povo Pequenino”

A quinta aparição do Povo Pequenino aconteceu nas páginas dominicais de 1981-1982 na aventura intitulada: Kit e o Povo Pequenino (envolvendo Kit o futuro 22º Fantasma). O Príncipe Vlad e sua mulher desaparecem e o novo líder é o príncipe Dall e sua companheira Andrea.

Aventura do Povo Pequenino com Kit o futuro 22° Fantasma da linhagem

Surpreendentemente, o príncipe Vlad retorna na sexta história: que tem como título: O Êxodo do Povo Pequenino, onde está de volta a princesa Melodee (cujo nome agora é escrito "Melodie"). 

A sexta aventura do Povo Pequenino

E finalmente é revelado que o Povo Pequenino vive no que


 resta de uma nave espacial e possuem uma "caixa preta" (um


 dispositivo de sinalização de rádio, que um dia poderá ser


 capaz de localizar seu esconderijo para serem resgados, por


 outra nave espacial.

O Povo Pequenino transporta o Fantasma e a “caixa preta” sobre o rio de lava

Mas, qual seria o local exato do esconderijo do Povo Pequenino? Pelas indicações das histórias, eles vivem escondidos em uma caverna na ilha de Eden, como mostra a história em que o príncipe Vlad está de volta com Aurora!
 Na página dominical de 1997-1978 na história: Waterman, o príncipe Vlad ainda está no Éden, mas nenhuma menção é feita de qualquer personagem do sexo feminino.

Waterman, a ultima história do Povo Pequenino escrita por Lee Falk

 Esta foi a ultima história do Povo Pequenino escrita por Lee Falk, (Lee morreu em 13 de março de 1999) e cabe agora aos escritores, seus sucessores, quererem continuar com a saga do Povo Pequenino e, finalmente, mostrarem como eles retornaram a seu desconhecido planeta no 
espaço sideral!

Ai está meus amigos mais um fascinante e misterioso 


elemento do universo 

do Fantasma, mostrado pelo: “Curiosidades sobre o


 Fantasma”.

Este “curiosidades” é uma homenagem a duas seguidoras


 fiéis do Fantasma Brasil: Fernanda (do Blog Vintage69) e sua


 mãe, duas grandes admiradoras do “Espírito que Anda, o


 Homem que não pode morrer”.



Até nosso próximo artigo, e se você gostou deste artigo, deixe seu comentário.
















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...