sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

De onde vem o grande carisma do Fantasma?

Para os novos leitores que chegaram depois, o Fantasma Brasil trás uma releitura da conhecida origem deste grande herói criado por Lee Falk.
 De onde vem o carisma deste grande herói conhecido por milhões de pessoas em todo o mundo, que em alguns países atingiu a marca de 70 anos de publicação com mais de 1500 edições ininterruptas; fazendo muito mais sucesso que no seu país de origem os Estados Unidos da América?
Talvez esse carisma venha do clima criado pelo ambiente das selvas que remete os leitores aos mistérios das regiões da África com suas tribos e animais selvagens, que fascinam principalmente os habitantes dos países de regiões que não possuem florestas tropicais. E também da diferença entre o Fantasma e a maioria dos heróis dos quadrinhos, que apesar de sua força e astúcia, ele nada tem de invulnerável. Embora seja conhecido como o “Espírito que Anda” ou  o “Homem que não Morre”, ele nada tem de imortal: na verdade, trata-se de uma dinastia de justiceiros mascarados, quando um Fantasma morre, ele deve ser sucedido pelo seu filho.
Essa dinastia surgiu na época das Grandes Navegações, quando o sobrevivente de um ataque de piratas chineses a um navio inglês naufragou em Bengala e foi socorrido pela tribo dos pigmeus Bandar. Após encontrar na praia o corpo do pirata que assassinou seu pai, o náufrago britânico jura sobre a caveira do assassino do pai combater a “pirataria sob todas as formas”. Nesse mesmo juramento, o náufrago também diz que seus descendentes seguiriam seus passos.
A origem do Fantasma no belo desenho de Jim Aparo
O nome desse náufrago era Sir Christopher Standish, mas em versões posteriores da história, todos os Fantasmas passaram a ter o mesmo nome: Kit Walker. Essa história foi contada pelo 21º Fantasma à Diana Palmer, uma jovem da alta sociedade americana.  Cada Fantasma deve revelar essa história à mulher com quem pretende se casar e como os Fantasmas jamais são rejeitados, Diana aceitou se tornar noiva do misterioso mascarado.
O 21° Fantasma conta a origem de sua dinastia a Diana Palmer
 Aliás, Diana, com quem o Fantasma de fato se casou numa história publicada em 1978 (o noivado foi longo, ainda bem que os heróis dos quadrinhos envelhecem devagar) era a mulher ideal para se casar com o herói: diferentemente das “mocinhas” de outros quadrinhos, Diana além de bonita era inteligente, corajosa, conhecia defesa pessoal e estava sempre envolvida em causas humanitarias.
A deslumbrante Diana Palmer a esposa ideal para o Fantasma
É isso meus amigos, temos ai uma abordagem diferente da origem do nosso grande herói O Fantasma, genial criação de Lee Falk.
Até o nosso próximo "curiosidades" e não esqueçam de deixar seus comentários, abraço a todos.
Sabino















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...