quarta-feira, 14 de setembro de 2011

GRANDES CLÁSSICOS DOS QUADRINHOS MUNDIAIS

BRICK BRADFORD

Brick Bradford surgiu em 1933 pelo talento do escritor William Ritt e do ilustrador Clarence Gray e consolidaram o que viria a ser a grande tradição de viajantes do tempo e do espaço iniciado com Buck Rogers (1929) e Flash Gordon (1933).

O escritor William Ritt que criou o personagem e escreveu as histórias de Brick Bradford

O Ilustrador Clarence Gray que desenhou as histórias de Brick Bradford

Brick Bradford começou sua jornada no formato de tiras diárias de jornal (uma das maneiras mais comuns de se iniciar um personagem na Era da Platina). Originalmente as tiras eram distribuídas pela “Central Press Associaty”, uma pequena subsidiária da King Features Syndicate o que fazia com que as suas aventuras fossem publicadas somente em pequenos jornais de cidades do interior.
Mas um diferencial em suas histórias foi fundamental para dar uma guinada em sua carreira. Ao contrário das histórias de seus antecessores, as de Brick não ocorriam somente no espaço, mas também incluíam viagens no tempo, mundos subatômicos, robôs e etc. E essa diversidade fez com que rapidamente Brick chegasse aos grandes jornais da época.

Tira diária de Brick Bradford

Em 1935, como resultado do seu sucesso, as aventuras de Brick começaram a aparecer nas páginas de domingo (onde as tiras semanais tinham mais espaço e eram em cores).

Página dominical onde Brick ganhou mais espaço nos jornais


Em 1937, aparece nas aventuras de Brick um aparelho que se tornaria uma de suas marcas registradas: a maquina do tempo chamada “Top Time” (aqui no Brasil chamada de Pião do Tempo). Apesar de parecer um Balão de metal, seu conceito abriu um leque de possibilidades para diferentes histórias e ela foi utilizada em suas tiras durante décadas.

Na página acima a famosa “Top Time” a maquina do tempo que possibilitava um grande leque de histórias diferentes

Em 1936 a “King Comics” fez o primeiro Comic Book (formato de revista) com Brick Bradford (na verdade era uma compilação das tiras de jornal). Depois disso a editora “Ace Comics” reeditou as tiras de 1947- 1949. Em 1960 a King Comics publicou a primeira e única história de Brick feita originalmente para comic book (formato de revista), que foi publicada nas páginas finais das revistas do Fantasma e Mandrake, o mágico.







Revistas de Brick Bradford

Como todo personagem de sucesso dos anos 40, Brick Bradford também estreou uma série de cinema (15 capítulos), estrelado por Kane Richmond, produzido pela Columbia Pictures em 1947.

Seriado da Columbia com Brick Bradford em 1947

Willian Ritt trabalhou nas tiras de Brick até o fim da década 1940. Em 1952, Paul Norris (que trabalhava na King Features em Jim das Selvas) assumiu a tira diária.

Tira diária de Brick Bradford ilustrada por Paul Norris


Quando Clarence Gray morreu, em 1956, Norris começou a fazer também as páginas dominicais.

Paul Norris que substituiu Clarence Gray

Norris aposentou em 1987, com a sua saída veio também o fim de Brick Bradford, a ultima tira diária foi publicada em 25 de Abril de 1987 e as dominicais duas semanas depois.


O Fantasma Brasil orgulhosamente trás para seus amigos seguidores, uma das melhores histórias da grande dupla William Ritt e Clarence Gray: “Viagem ao Interior de uma Moeda”.
Para conhecer esta grande obra é só clicar no link abaixo da capa e boa leitura.
Postagem original: Guia EBAL







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...