sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

O Fantasma vive na África ou na Ásia?
“Le Fantome du Bengale” como é conhecido o Fantasma na França


A localização geográfica do país onde o Fantasma vive sempre intrigou muitos de seus leitores. Afinal, o Fantasma vive num país da África ou da Ásia? Inicialmente, Falk  ambientou as aventuras do Fantasma no golfo de Bengala, uma região da Índia, então sob domínio britânico. Na segunda aventura do Fantasma, Falk escreveu que o Fantasma vivia na “costa de Bengala” (Bengal no original em inglês), na Birmânia, então uma possessão britânica no sudeste asiático. Apesar da ambientação asiática, as aventuras apresentavam elementos que remetiam mais ao continente africano, tais como a tribo dos pigmeus Bandar, que protegem o esconderijo do Fantasma de quaisquer intrusos com suas setas envenenadas.
As primeiras aventuras do Fantasma ocorreram na Birmânia sob o domínio britânico no sudeste asiático

Na clássica história: O Fantasma vai à guerra, publicada durante a Segunda Guerra Mundial, o herói lidera um movimento de resistência contra a invasão japonesa em “Bengali” (repare na mudança de grafia). Esse fato reforça a localização geográfica do país do Fantasma em algum lugar da Ásia ou mesmo da Oceania, pois o expansionismo japonês ocorreu em territórios desses dois continentes. Segundo alguns estudiosos, Falk sempre foi ambíguo em relação à localização geográfica do país do Fantasma, que estaria situado em alguma região imaginária entre a África e a Ásia. Isso ajuda a explicar certas incoerências como animais selvagens que vivem apenas em um ou outro continente vivendo na mesma região.
O Fantasma liderou a resistência contra a invasão japonesa na 2ª Guerra Mundial
A partir da década de 1960, Falk decidiu alterar a localização geográfica do país do Fantasma que desde então passou a ser identificado como um país africano. Numa história publicada em 1964, o endereço para correspondência do Fantasma aparece como:
Para: Senhor Walker
Caixa postal 7, Morristown, Bangala, África...
No mapa temos ao centro Bangala e os países africanos que fazem fronteira: ao sul temos Ivory Lana; Tarakimo e Kundu; a oeste temos Rhodia; e ao norte temos Baronkan, Floradona e Dakk; que já aparecerem em várias aventuras do Fantasma
Mais tarde, o país do Fantasma foi rebatizado de “Bangalla” (nas histórias publicadas no Brasil, aparece grafado como ‘Bangala”, com um “l” a menos). Na mesma época, Falk criou também um país vizinho para Bengalla:  Ivory-Lana, cujo nome foi certamente inspirado na Costa do Marfim pois Ivory significa ‘marfim’ em inglês.



Outro detalhe importante da “africanização” das histórias do Fantasma foi o aumento do número de personagens negros relevantes, dentre os quais o próprio presidente de Bangala, o doutor Lamanda Luaga, ex-chefe de uma equipe médica da ONU, da qual Diana Palmer fazia parte. A Patrulha da Selva, fundada por um dos antepassados do atual Fantasma, nas primeiras histórias era mostrada como uma espécie de “polícia colonial” formada apenas patrulheiros brancos.
Dr. Luaga, presidente de Bangala
Cel. Worobu atual responsavel pela Patrulha da Selva
Em histórias mais recentes, a Patrulha da Selva passou a ser formada em sua maioria por patrulheiros negros, inclusive o atual responsável o coronel Worobu; que combatem contrabandistas e outros tipos de criminosos. Tais mudanças nas histórias do Fantasma refletem as mudanças no contexto geopolítico após os movimentos de independência dos paises africanos e asiáticos que ganharam força após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Patrulha da Selva onde observamos muitos patrulheiros de origem africana






Com isso meus amigos temos finalmente definido o local do país onde ocorrem as aventuras vividas pelo Fantasma essa grande criação de Lee Falk.
Um abraço a todos, não esqueçam de deixar seus comentários, e tenham todos um ótimo fim de semana.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...