sábado, 27 de agosto de 2011

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

Crítica aos ditadores
Síbolo dos piratas Singh

Nas histórias do Fantasma, já apareceram vilões de todas as etnias e de ambos os sexos. A maioria é formada por estrangeiros brancos que pretendem explorar ou enganar as tribos locais.  Entre os vilões asiáticos, os mais famosos foram os Singh, uma dinastia de piratas chineses


Kabay Singh, o chefe supremo dos piratas Singh

Entre os vilões negros, um dos mais recorrentes é o general Bababu, que apareceu pela primeira vez numa história publicada nos jornais em 1963. Nessa história Bababu, chega ao poder num golpe de Estado contra o governo democraticamente eleito de Luaga.
General Bababu ditador de Bangalla

 É claro que o Fantasma consegue derrotar Bababu e devolver Luaga ao poder. Depois dessa história, o general Bababu retornnou várias vezes, sempre tentando tomar o poder em Bangala e em Ivory-Lana.

Dr. Luaga presidente eleito democraticamente

O general Bababu é um personagem que reflete uma triste realidade de muitos paises africanos: a instabilidade política e econômica dos recém-independentes paises africanos favoreceu a eclosão de guerras civis e o surgimento de ditaduras.
Idi Amin Dada que foi ditador de Uganda
Robert Mugabe que governa Zimbábue

 Daí, a semelhança em histórias publicadas nas décadas de 1970 e de 1980, entre o general Bababu e ditadores africanos da vida real como Idi Amin, que governou Uganda de 1971 a 1979, e Robert Mugabe, que governa o Zimbábue (antiga Rodésia) desde 1980. Em 1998, quando participava de um salão internacional de quadrinhos nas Astúrias, Falk, afirmou que uma das histórias em que aparecia o general Bababu foi censurada na Argentina durante a ditadura militar que vigorou nesse pais de 1976 a 1982. O motivo da censura foi a crítica que a história mencionada fazia aos regimes ditatoriais.

Em fins da década de 1970, as histórias do Fantasma passaram a abordar cada vez mais temas como ditaduras e desrespeito aos direitos humanos. A própria Diana havia se tornado uma funcionária da ONU e investigava governos acusados de praticar crimes contra os direitos humanos. Mais um exemplo de como Lee Falk era um roteirista "antenado" no que acontecia no momento: na mesma época, o presidente dos Estados Unidos era Jimmy Carter, do Partido Democrata, político conhecido pelo discurso em "defesa dos direitos humanos". 
Como funcionária da ONU Diana visita “Tarakimo” ditadura que foi libertada pelo Fantasma

Ai está meus amigos, mais um curiosidades sobre o Fantasma, mostrando que a ficção se utiliza da realidade para poder expressar sua critica às coisas injustas e os regimes totalitarios que mais cedo ou mais tarde acabam caindo (como vemos agora com Muamar Kadaf).
Abraço a todos e deixem seus comentários.













Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...