sábado, 28 de maio de 2011

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA - ESPECIAL - III

Olá amigos, queremos desejar a todos um ótimo final de semana.
E hoje teremos a Terceira e ultima parte deste "Curiosidades - especial", onde estamos abordando um dos temas que mais agradam aos fãs do Fantasma, a grande criação de Lee Falk dentro do universo do Fantasma: "A Ilha do Eden". 



 Parte III


Animais da Ilha do Eden

A ilha do Éden, mencionada pela primeira vez na década de 1960 nas páginas dominicais “Lua de Mel no Eden”, é o lar de uma variedade incrível de animais.
Em "Lua de mel no Eden", há uma explicação que os animais são de estimação, muitos criados desde bebês e que só consomem peixes.

 O Fantasma visita a ilha do Eden com sua Família






O único animal identificado nessa história é "Malhado", o tigre, que é expulso do Éden, depois de conhecer o gosto de sangue. Na segunda história do Éden, de 1961 nas páginas dominicais é sobre o leão Fluffy. O Fantasma traz Fluffy para a ilha.
Conley o garoto que ajudou a criar Fluffy, diz adeus a Fluffy, Jimmy, Daisy, Gertrude e Di-Di; os outros animais não tiveram suas origens contadas.




Nesta página do clássico: “fluffy, o leão”, podemos observar animais de várias espécies que convivem pacificamente no Eden

 Ao longo dos anos, Lee Falk acrescentou mais animais na a ilha do Éden. Velho Careca, o gorila foi o próximo seguido por listrado, o tigre e os golfinhos Salomão (o sábio) e Nefertiti (a bela), em histórias posteriores. O nome do leão Fluffy foi mudado para Fuzzy, mas o tigre conservou o nome de listrado.
Em 1975, o gamo Griselda é apresentado, seguido pelo ser humanoide e Hzz; em 1978 na história:  “A caverna do monstro” Hrz é o novo integrante que chega. Em 1980, os filhos dos monstros da caverna aparecem, é são batizados por: Hss então Rzz, Rxx e finalmente Orz.
Em 1981, Fuzzy o leão torna-se novamente o então Fluffy "Fuzzy" e a companheira de listras tem uma ninhada de filhotes chamados "Tigons".
A confusão continua com relação aos nomes dos animais.
Em 1992 nas tiras diárias “listras negras”, o tigre é chamado de "Queenie" e Fuzzy ou Fluffy o leão torna-se "Sabor". Blakie (uma pantera negra) é expulsa do Éden.
Em 1993 - 94 é a vez de: “ Stegy, o Dinosauro”; o tigre é ainda chamado de listrado, Já o leão Fuzzy foi chamado de Fluffy, Sabor o leão agora é chamado de "Saber" -, mas depois vemos mais mudanças de nome para "Saba", e volta a ser "Sabor" e "Sabon" em 1997 - 98 nas páginas dominicais.



O Fantasma guia “Stegy, o dinossauro”,
 outro morador da ilha do Eden incluído em 1993.


Uma lista resumida dos animais da ilha do Éden mencionados na obra de Lee Falk é: Tabby, o tigre; Fluffy ou Fuzzy / Sabó / Saber / Saba / Sabor o leão; Daisy; Gertrude e Di-Di (espécie desconhecida); Velho Careca, o gorila; listrado ou Queenie, o tigre; Salomão e Nefertiti, os golfinhos; Griselda, o gamo; a girafa Stretch; Stegy, os dinossauro, Hzz Hrz os monstros da caverna e seus filhos: Hss / Rzz / Rxx e Orz, os filhotes de leão sem nome, negrinha a pantera, manchas; Stretch, a girafa e o anônimo Dwart, Brontosaurus Tyrannosaurus e espécies Stegosaurus.

 Stegy, o dinossauro; Velho Careca, o gorila; Gertrude, a zebra; listrado, o tigre: Fluffy, o leão, griselda, o gamo; Hzz o monstro humanoide; Stretch, a girafa; alguns dos vários animais da Ilha do Eden.

A ilha do Eden foi criada por Lee Falk, provavelmente para mostrar a sua filosofia diante de todos os seres vivos. Segundo Lee Falk, todos os serem vivos tem o direito de viverem, serem respeitados e preservados. Na sua fictícia ilha do Eden, Falk através de seu personagem “O Fantasma”, acolhe “os diferentes” e mostra que é possível viver em paz e harmonia independente da espécie ou da diferença física das criaturas.
Lee Falk demonstra também uma defesa do sistema vegetariano, pois em sua ilha os animais não precisam matar para sobreviver, mesmo os grandes felinos que são carnívoros por natureza, que se alimentam de peixes.
Que este grande exemplo de Lee Falk possa inspirar os homens de boa vontade para respeitarem a vida e as diferenças; reconhecendo que todos os seres fazem parte de uma criação maior, e todos independentes de serem racionais ou irracionais tem o direito supremo à vida.

Até o nosso próximo "curiosidades", onde iremos ficar sabendo de mais informações a respeito do universo do Fantasma desta grande obra de Lee Falk.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...