terça-feira, 29 de novembro de 2011

GRANDES CLÁSSICOS DOS QUADRINHOS

O  GIBI

Hoje vamos falar de um Grande Clássico, mas não se trata nem de um grande desenhista, nem de um grande personagem; hoje falaremos de uma grande publicação clássica: “O Gibi”.

Com o cancelamento de “O Globo Juvenil”, que foi uma publicação muito importante para consolidar a popularidade do Fantasma no Brasil. Foi publicado pela primeira vez em 12 de Junho de 1937 e trazia vários personagens em quadrinhos, como: o Príncipe Valente, Robin Wood, Flash Gordon, Mandrake e o Fantasma.
Em 12 de Abril de 1939, surgiu uma publicação chamada: o “Gibi”. A rigor, a palavra significava "moleque" e ficou tão popular entre seus leitores que emprestou seu nome para designar todos os tipos de HQ no Brasil.
O “Gibi” que publicaria as páginas dominicais do Fantasma que tinham iniciado sua publicação em 28 de Maio de 1939 nos EUA, e no # 36 em 11 de Agosto de 1939 elas começaram a ser publicadas em “O Gibi”.
Essa publicação é considerada uma das mais importantes para O Fantasma, pois publicou 21 aventuras das páginas dominicais.


Uma das edições semanais de: O Gibi


Desde o seu inicio assim como o Globo Juvenil, o Gibi seguia o mesmo sistema de ser uma publicação chamada “suplemento”, que apresentava histórias de vários personagens de forma seriada e tinha uma periodicidade semanal (duas ou três vezes por semana).
Na década de 50 começaram a surgir as edições de revistas com personagens próprios, dai surgiram, Fantasma Magazine, Mandrake Magazine, Cavaleiro Negro magazine, Flecha Ligeira Magazine e muitas outras.
Na década de 70 a RGE resolveu lançar uma nova revista: o “Gibi Mensal” que sempre tinha um personagem clássico como tema.
Esta revista que o Fantasma Brasil trás é sobre o Rip Kirby que foi rebatizado no Brasil como Nick Holmes, numa tentativa de associá-lo ao grande detetive Sherlock Holmes e trás suas primeiras histórias.
As histórias de Rip Kirby sempre trazem aventuras com tramas intrincadas e realistas, onde qualquer personagem é suspeito de cometer crimes horríveis.
Crédito desta edição: Blog Quadrinhos Antigos.








Um comentário:

  1. Ola meu caro Sabino,tentei baixar o Gibi mensal,com Nick Hormes,mas não consegui,pois o link esta vencido.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...