terça-feira, 25 de outubro de 2011

GRANDES CLÁSSICOS DOS QUADRINHOS MUNDIAIS

AGENTE SECRETO X 9

Agente secreto X-9 é um personagem de histórias em quadrinhos criado por Dashiell Hammett (autor de O Falcão Maltês) e o desenhista Alex Raymond (famoso autor de Flash Gordon). Surgido como tira de jornal em 1934, que foi distribuída pela King Features e permaneceu publicada até 1996. No Brasil o material foi publicado pela Ebal e pela RGE nos anos 40/50, e nos anos 70 pela Editora Saber.
Dashiell Hammett o roteirista do Agente Secreto X 9

Alex Raymond o ilustrador do Agente Secreto X 9

X-9 era um agente sem nome que trabalhava para uma agência igualmente sem denominação. Nos anos 40 ele passou a ser chamado de "Phil Corrigan" e as tiram foram renomeadas para Secret Agent Corrigan. A agência passou a ser o FBI durante um período em que esse órgão gozou de popularidade.

Nas aventuras X-9 era uma combinação de agente secreto e detetive particular. Apesar do talento reconhecido de seus criadores, a tira original não fez sucesso e Hammett e Raymond logo cessaram o trabalho.
A tira foi continuada por Charles Flanders (1937), Robert Storm (1938-1943?), e desenhada por Mel Graff de 1939 até os anos 60. O nome de "Phil Corrigan" foi inspirado em "Phil Cardigan", um dos personagens iniciais de Graff. Como Corrigan, ele se interessou por Linda e Wilda. Esta última se casaria com Phil Corrigan.
Depois de Graff as tiras foram produzidas por "Bob Lewis" (1960-1966). De 1967 até 1980, ela foi escrita por Archie Goodwin e desenhada por Al Williamson, dupla que também produziu a tira de Star Wars. O último artista foi o veterano George Evans que escreveu e desenhou a série de 1980 até sua aposentadoria em 1996.
Em 2000/01, o X-9 apareceu como convidado especial na folha dominical de Flash Gordon.

O Fantasma Brasil trás para os seus seguidores mais este grande clássico desenhado por Alex Raymond com textos de Dashiell Hammett.
 O scan original é do blog Guia Ebal.
Portanto é só clicar no link abaixo da capa e apreciar esta grande obra destes dois grandes mitos dos Quadrinhos Mundiais.


3 comentários:

  1. Cara, valeuzão. Tava feito louco atrás de algum arquivo do Agente.

    Adoro o trabalho do Raymond.

    Abraço. :-)

    ResponderExcluir
  2. consegui bajarlo en 2shared muchas gracias un saludo

    ResponderExcluir
  3. Por favor, poderiam reparar o LINK?
    Grato!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...