terça-feira, 18 de outubro de 2011

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

    Personagens Mortos pelo Fantasma




Lee Falk foi sempre inflexível e afirmava que o Fantasma nunca matou durante o longo período (1936 - 1999) em que foi o escritor das aventuras do “O Espírito que Anda”.
A verdade, porém, é que pelo menos seis personagens perderam a vida em confronto com o famoso personagem de Lee Falk nos quadrinhos, e quase certamente um número maior acabaram perecendo!
O primeiro personagem que perdeu a vida, foi durante uma luta corpo a corpo com o Fantasma onde o pirata  singh chamado Thuggee, morre quando ele cai numa cachoeira na primeira história de Lee Falk: “The Singh Brotherhood - A Irmandade dos Piratas Singh”.

A primeira grande aventura do Fantasma: “A Irmandade dos Piratas Singh”

Depois de um a luta mortal o pirata singh Thuggee morre ao despencar na cachoeira

O segundo a morrer nas mãos do Fantasma foi Smiley, baleado pelo Fantasma na tira diária: “The Diamond Hunters - Caçadores de Diamantes” de 1937.
Capa da edição “Os Caçadores de Diamantes”






      Smiley é derrubado pelo Fantasma com um tiro certeiro


O terceiro foi um atirador não identificado nas páginas dominicais de 1939: “The precious cargo of Colonel Winn - O segredo do Coronel Winn”.

O segredo do Coronel Winn onde o Fantasma enfrenta uma rede de espiões

Depois de assassinar o Coronel Winn, o bandido é alvejado por um tiro certeiro do Fantasma

O quarto a morrer foi o Chefe de Polícia (!)  nas tiras diárias: “The Game of Alvar - O Jogo de Alvar” de 1949 (No Brasil intitulada: “O Mistério de Z.O.Z.”).

O Jogo de Alvar

Alertado por Diana de que o chefe de policia iria atirar nele covardemente pelas costas, o Fantasma atira no chefe de polícia

O quinto foi o general japonês chamado Kurachi na história: “The Inexorables - O Fantasma vai a Guerra” (No Brasil foi publicada com o título: “Guerra no Oriente”). Kurachi morre afogado depois de uma luta terrível com o Fantasma. Na mesma história, o Fantasma liderou muitos ataques contra as tropas japonesas e consequentemente muitos foram mortos.

The Inexorables, “O Fantasma vai a Guerra”, a mais longa aventura do Fantasma (foram 49 semanas – 02/02/1942 a 09/01/1943)

Numa terrível luta de vida ou morte o Fantasma vence o General
Kurachi que morre afogado

O sexto foi Uxiam da tribo dos caçadores de cabeça em 1972 nas tiras diárias da história: “Alliance of the Golden Ox - A aliança do Boi de Ouro” (originalmente intitulada “O Guardião da Paz”). O Fantasma atirou em Uxyam por não ter alternativa, pois o nativo estava prestes a matar Rex.

A aliança do Boi de Ouro´onde o Fantasma enfrenta uma tribo de caçadores de cabeça

O Fantasma é obrigado a atirar em Uxyan para salvar a vida de Rex

Considerando o grande número de lutas em que o Fantasma se envolveu, o número de mortos é extremamente baixo. E deve-se levar em consideração que em todos os casos foram situações extremas de vida ou morte, em que o Fantasma não tinha outra alternativa.
O que Lee Falk queria destacar com seu argumento é que o Fantasma nunca utilizou a violência de forma gratuita, se ele pudesse desarmar seus adversários, ele sempre o fazia, e só tomava medidas extremas quando não tinha outra saída.
Ai está mais uma “curiosidades sobre o Fantasma”, se você apreciou este artigo, não deixe de fazer o seu comentário.
  














12 comentários:

  1. Muito bom!!!
    Mais umas quantas pérolas de sabedoria, que o nosso desabnegado amigo Sabino nos proporciona.
    Eu, pessoalmente desconhecia por completo.
    Direi entretanto que, o primeiro, o pirata Singh, não foi morto pelo Fantasma, mas sim, morreu em cosequencia dos seus actos, ao escolher continuar a lutar, em lugar de, juntanto forças com o Fantasma, procurarem forma de vencer a correnteza do rio para se safarem da queda de água.
    Com o quinto, direi apenas que é uma época negra nas histórias do Fantasma. Estupidez da época, que, a título de publicidade, usava tudo e todos para justificar o injustificavel, uma guerra. Comentários mais alargados não se enquadram neste blog.
    Os outros, direi, conforme disse, e muito bem, o nosso amigo Sabino, "em todos os casos foram situações extremas de vida ou morte, em que o Fantasma não tinha outra alternativa" (sic).

    Bem haja amigo Sabino por nos fornecer estas informações, sempre tão importantes para quem pretende conhecer o que admira.

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Luis,
    Como dizemos aqui no Brasil: "Concordo com você em genero, número e gráu" sua análise foi perfeita.
    Muito obrigado pelo comentário da matéria.
    Grande Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. Guerrear é injustificavel. Concordo com o 1º comentario,também. Agradeço ao Sabino pela apresentação dos Grandes Mestres das Hqs do mundo. E para encerrar: O pior é que um dos maiores sucessos de hoje é ver o Frank Castle matando explicitamente milhares. Bons tempos os anteriores e Tempos dificeis os de hoje. Meu pai manda um abraço, Sabino.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Mardonio,
    É muito bom receber notícias suas, e envio um grande e forte abraço ao seu pai.
    É, você levantou uma grande verdade vivemos tempos absurdos onde se faz uma grande apologia a violência, o Justiceiro é prova disso, realmente tempos muito dificeis.
    Que bom que você gosta da seção: Grandes Mestres das HQs Mundiais, logo teremos novas postagens.
    Muito obrigado pelo seu comentário e pela visita ao Fantasma Brasil.
    Grande Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir
  5. O amigo Sabino perdoe-me por eu fazer um comentário ao comentário (passe a redundancia) de Mardonio Santos. Sai do ambito deste blog, mas eu precisava de o fazer.
    Tal como o justiceiro (escrevo com letra minuscula porque ele será muita coisa, mas justiceiro é que não é) temos o caso do Lobo, que é responçavel por genocidios e faz parte da Liga da Justiça (salvo erro).
    Não é por acaso que eu já há algum tempo que me desinteressei por algo que eu gostava tanto, as BD/HQ dos super-heróis. Logo que começaram a entrar na estupidez, contribuindo grandemente, por muito que tentem tapar o Sol com peneiras, para o declinio das vendas das revistas. Podem inventar justificações, mas, se as histórias tivessem mantido o nível que tinham na época aurea, as pessoas seriam capazes de continuar a comprar revistas. Com o deturpar e aviltar de heróis, o que fizeram, é que, o tipo de público que pretendiam atingir é precisamente o tipo de público que faz tudo o que puder para conseguir as histórias sem pagar. O públigo seguidor das boas histórias de antigamente, poderia até diminuir um pouco as compras, mas, tenho a certeza que não diminuiria tão drásticamente como aconteceu.

    Cá estou eu a ultrapassar os limites. As minhas desculpas, amigo Sabino. Bem haja pela sua boa compreenção, de que estou certo.
    Um grande abraço.

    Luis

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo Luis,
    Por favor não se preocupe, pois o Fantasma Brasil além de trazer as maravilhas do nosso herói preferido, cabe muito bem nos moldes de um Forum para que possamos trocar idéias e discutir pontos, que com certeza irão enriquecer o nosso conhecimento nesta troca de pontos de vista a respeito do mundo e da 9ª Arte.
    A verdade é que estes comentários são excelentes, e nos faz refletir como andam as coisas num âmbito geral.
    Só tenho a agradecer dos amigos por usarem este espaço trocando ideias.
    Abração
    Sabino

    ResponderExcluir
  7. Luis; o Sabino disse que poderiamos "usar" como um forum este espaço. Então aí vai, mais um comentario sobre o assunto: é por causas de todas essas verdades ditas por você, que tenho diminuido os acessos aos outros blogs de scans e concentrado meu tempo neste e em outros similares( tipo o execelente hq point e os quadrinhosantigos, se me permitir o comercial, Sabino). Neste tipo de sblogs é que me satisfaço. Abraços para todos e saibam que assim como o Justin e o Paulo Castilho; os considero amigos de "infancia"

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo Mardonio,
    Pela maneira de pensar, pelas idéias e afinidades somos mesmo como velhos amigos de infância, e fico muito honrado de assim ser considerado por você.
    Grande Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir
  9. O Fantasma foi treinado por quem? Que tipo de luta ( arte ) ele é perito? Será que é boxe?

    ResponderExcluir
  10. Se eu disser alguma asneira, por favor, alguém me corrija.
    O Fantasma actual, tal como os seus antepassadoos, teve vários tipos de treinamento, desde o seu pai, passando pelos pigmeus Bandar, e outros povos da selva, até os que teve enquanto andou a estudar, e, um pouco por vários pontos do Globo.
    Não terá, por isto um tipo especifico de luta. Será mais baseado no improviso, e, de acordo com as situações em que se enconmtre. Tem a ver com grande disciplina e apurado discernimento, com uma constante manutenção física.
    Seria bom ver mais comentários a respeito.
    Amigo Sabino, porque não fazer um Curiosidades a respeito? O que acha?

    Seria fantasmático!

    Luis

    ResponderExcluir
  11. Amigo Sabino, deixei um novo comentário na postagem de 18 de Outubro, com uma sugestão.

    Luis

    ResponderExcluir
  12. Olá amigo Luis,
    Achei interessante a sua sugestão, por isso ela foi anotada e vou pesquisar o assunto para ver se fazemos um
    'curiosidades" a respeito.
    Grato pelo seu comentário.
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...