sábado, 8 de outubro de 2011

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

                    O POVO PEQUENINO
Uma das mais belas recordações que marcou minha infância foi a fascinante aventura vivida pelo Fantasma em que ele encontra um incrível povo com dimensões “liliputianas” chamado: Povo Pequenino, que foi publicada no # 99 da revista Fantasma Magazine “edição colorida” da editora RGE, cuja edição original era a revista publicada pela Gold Key, com uma capa maravilhosa feita por George Wilson, e a história desenhada pelo excelente Bill Lignante. Nunca esquecerei  daquela capa que mostrava o Fantasma sendo atacado pelo Povo Pequenino. Fantástico!



A bela pintura feita por George Wilson, para a capa da revista Phantom da Gold Key

O Povo pequenino foi mencionado pela primeira vez nas


 páginas dominicais em 1956-1957 na aventura: O Chocalho.

A primeira versão de “O Chocalho” de 1956,  arte de Wilson

McCoy





 Nela o Fantasma diz ... "a cada ano neste dia, aparece um chocalho de criança feito de madeira, que é deixado no Caverna da Caveira"  ... O Fantasma investiga e descobre o Povo Pequenino, em uma crônica datada de 1656 ... esta cronica se referia a um ancestral seu, o 12º Fantasma da linhagem ...

Aventura: O Mistério do Chocalho, onde acontece a estreia do Povo 
Pequenino
 "Lee Falk coloca o misterioso Povo Pequenino numa cidade que fica numa caverna na base da Rocha da Águia, (em histórias posteriores, O Fantasma descobre que o Povo Pequenino realmente chegou a Terra em uma nave espacial)," O Tratado do Chocalho é mencionado na aventura:  O Chocalho, e no decorrer da  história, o Fantasma descobre a razão do surgimento anual do chocalho no Trono da Caveira.
É preciso um longo tempo, no entanto, antes que Lee Falk reintroduzisse  esses misteriosos extraterrestres, eles retornam nas páginas dominicais em 1968,  e desta vez aprendemos que vivem em um lugar totalmente diferente – isolados por um rio misterioso de lava! O Fantasma tem contato com o príncipe Vlad, o líder do Povo Pequenino e resgata a princesa Melodee que viria a ser a futura noiva dele, raptada pelo Barão, que se refere à pequena criatura como uma espécie de animal de estimação humano. Na história, O Fantasma segue a teoria de que o povo pequenino teria vindo à Terra do 
espaço exterior.

Aventura onde o Fantasma salva a princesa Melodee

A terceira aparição do Povo Pequenino ocorre nas páginas dominicais de 1969: na aventura intitulada: O Elo Perdido, e a quarta aparição acontece nas páginas dominicais de 1973 na aventura: Rex e o povo pequenino, nesta história, parece óbvio que Lee Falk parece se perder um pouco nas tramas que envolvia o Povo Pequenino e alguns erros podem ser encontrados na história: o príncipe Vlad, que havia se casado  
com a princesa Melodee em 1968, está agora com a princesa Aurora!
 Nenhuma explicação é dada por Falk.

Capa da aventura “Rex e o Povo Pequenino”

A quinta aparição do Povo Pequenino aconteceu nas páginas dominicais de 1981-1982 na aventura intitulada: Kit e o Povo Pequenino (envolvendo Kit o futuro 22º Fantasma). O Príncipe Vlad e sua mulher desaparecem e o novo líder é o príncipe Dall e sua companheira Andrea.

Aventura do Povo Pequenino com Kit o futuro 22° Fantasma da linhagem

Surpreendentemente, o príncipe Vlad retorna na sexta história: que tem como título: O Êxodo do Povo Pequenino, onde está de volta a princesa Melodee (cujo nome agora é escrito "Melodie"). 

A sexta aventura do Povo Pequenino

E finalmente é revelado que o Povo Pequenino vive no que


 resta de uma nave espacial e possuem uma "caixa preta" (um


 dispositivo de sinalização de rádio, que um dia poderá ser


 capaz de localizar seu esconderijo para serem resgados, por


 outra nave espacial.

O Povo Pequenino transporta o Fantasma e a “caixa preta” sobre o rio de lava

Mas, qual seria o local exato do esconderijo do Povo Pequenino? Pelas indicações das histórias, eles vivem escondidos em uma caverna na ilha de Eden, como mostra a história em que o príncipe Vlad está de volta com Aurora!
 Na página dominical de 1997-1978 na história: Waterman, o príncipe Vlad ainda está no Éden, mas nenhuma menção é feita de qualquer personagem do sexo feminino.

Waterman, a ultima história do Povo Pequenino escrita por Lee Falk

 Esta foi a ultima história do Povo Pequenino escrita por Lee Falk, (Lee morreu em 13 de março de 1999) e cabe agora aos escritores, seus sucessores, quererem continuar com a saga do Povo Pequenino e, finalmente, mostrarem como eles retornaram a seu desconhecido planeta no 
espaço sideral!

Ai está meus amigos mais um fascinante e misterioso 


elemento do universo 

do Fantasma, mostrado pelo: “Curiosidades sobre o


 Fantasma”.

Este “curiosidades” é uma homenagem a duas seguidoras


 fiéis do Fantasma Brasil: Fernanda (do Blog Vintage69) e sua


 mãe, duas grandes admiradoras do “Espírito que Anda, o


 Homem que não pode morrer”.



Até nosso próximo artigo, e se você gostou deste artigo, deixe seu comentário.
















2 comentários:

  1. Já começa a ser vulgar o nosso amigo Sabino surpreender-nos com informação deste alto calibre.
    Como seria super, ultra, hiper fantástico podermos ler todas estas histórias, de preferencia em português, não me importando no entanto se for em inglês ou espanhol.
    Este tema, do Povo Pequenino, bem como as histórias relacionadas com os seres que habitam a Ilha Éden, são dos meus preferidos.
    Lanço um desafio ao amigo Sabino. Desculpe-me a ousadia. Lançar uma rubrica a que poderá chamar "Histórias Pedidas" (uma sugestão apenas) composta por scans pedidos pelos seguidores do FB. Como sou eu a fazer a sugestão, posso sugerir que comece com histórias do Povo Pequenino e dos seres da Ilha Éden. Mesmo as que já aqui tenham aparecido. É apenas uma sugestão, e, mais uma vez, desculpe-me a ousadia, mas sei que o amigo Sabino é homem para isto, e muito mais ;)

    Um abração deste seu fã, cada vez mais incondicional.
    (um pouco de graxa, he he. Ainda que seja total e completamente verdade e sentido).

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Luis,
    Que bom que você gostou deste "curiosidades", assim como você, eu também sou um grande fã destas histórias do Povo Pequenino.
    Quanto as histórias você não imagina a dificuldade que é conseguir revistas antigas do Fantasma em português, haja visto que os colecionadores não se desfazem de suas revistas, e nem querem arriscar a perde-las no processo de digitalização, que muitas vezes nos obriga a desfazer a encadernação, perdendo-se a preciosa revista.
    Mas na medida do possivel iremos publicar.
    Muito obrigado pelo comentário, e um ótimo fim de semana.
    Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...