sábado, 14 de maio de 2011

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA - V


Animais de Estimação

 
Alguns personagens acabaram dando um belo colorido nas histórias do Fantasma: são os animais
de estimação.
Eles dão uma dinâmica agradável e interessante às histórias, alem de serem companheiros valorósos que muitas vezes salvam a vida dos personagens principais.

  Um dos principais personagens que sempre tem uma importante participação é o lobo das montanhas “Capeto”. A cor dos olhos de Capeto foi descrito como “verde brilhante” na história: “O jogo de Alvar”.

 Capeto o lobo do Fantasma



Outro personagem importante é “Herói” , o grande garanhão branco do 21° Fantasma, que fez a sua estréia na história de 1944-45: “A filha do Mararajá”. Herói é considerado o cavalo mais veloz, mais inteligente e mais caro do mundo, e o marajá de Nimpore o deu ao Fantasma por gratidão. Antes disso
o Fantasma tinha outro cavalo para se deslocar pela selva.

 Capa da revista que narra a história de Herói


A primeira história onde apareceu o emblema da caveira no freio de Herói aconteceu em: “A história da Capeto” em 1947-48. O artista Wilson McCoy continuou a incluir o emblema até a história: “O Bosque do Gigante Adormecido” de 1956. O artista Sy Barry, que assumiu as tiras diárias em 1961-62  desenhou brevemente um esboço do emblema.

Nesta capa observamos o emblema da caveira no freio de Herói


Diana já teve pelo menos quatro cavalos diferentes, o nome dos cavalos que foram identificados são: Lady, Tancredo, Vênus e heroína. Houve outras histórias em que Diana é mostrada cavalgando um cavalo que não era necessáriamente o seu próprio. Por exemplo, em “A menina selvagem”, ela alugou um cavalo de cor escura chamado “Blackie” de um estábulo em Morristown.
Outros cavalos escuros foram montados por Diana na história: “A filha de Marshal”, “O Torneio de Wrestling”, “A Mulher do Fantasma” e “Diana e os ladrões de Banco”.



Cena onde Diana cavalga com o Fantasma

O Fantasma tem um falcão chamado “Dart”, sua primeira aparição aconteceu na história: “A cidade de balas” em 1966. Dart também apareceu nas seguintes histórias: “O Assassino” e “Rex o rei”. Nas histórias posteriores seu nome foi mudado para “Fraka”.


Fraka o falcão treinado do Fantasma

Houve várias estréias fascinantes na história de 1966: “Rex o rei”. Uma dessas estréias foi “Katon” que na língua Llongo significa: “grande gato”, ele fez a estréia numa história onde teve os seus pais mortos por caçadores e o fantasma recolheu os filhotes.
Pouco depois Lee Falk mudou o nome ( e também o sexo!) para “Kateena” (no idioma Llongo que dizer “leoa”).


Kateena uma orfã, vitima de caçadores

Outra estreia foi “Joomba”, o elefante, na história em que surgiu mostrava que havia uma escola na selva profunda, onde a professora era a então anônima Srta. Tagama, que lecionava para Rex e Ton Ton; e depois viria a se casar com o presidente Luaga de Bangalla, mas esta já uma outra história.


Joomba, outro orfão vitíma de caçadores

Estes dois ultimos personagens (Kateena e Joomba), foram criados por Lee Falk para serem companheiros de Rex, o menino orfão abandonado.
Todos esses criativos personagens ajudaram a enriquecer o universo do Fantasma, com eles Lee Falk criou muitas e fascinantes histórias do “Espírito que Anda”.
Por hoje é só, e aguardem as próximas curiosidades sobre o universo do Fantasma.
E deixem os seus comentários, afinal são apenas alguns segundos.

8 comentários:

  1. Quando e se for possivel, faça um "Curiosidades" acerca da Ilha Eden e seus habitantes. Há muito a dizer, sobre os golfinhos, Salomão e Nefertiti, sobre o Hiss, o bipede estranho, sobre o gorila Careca, sobre o tigre e o leão herbivoros que convivem com gazelas, sobre..., sobre... Era superespecial se conseguisse as histórias. Desculpe-me o abuso, mas sou fan da Ilha Eden, entre outras coisas, como a Patrulha da Selva, que já abordou. Foi um espectáculo.

    ResponderExcluir
  2. Com o entusiasmo não referi que este post está fabolástico, muito bom mesmo. Se poder continue que tem quem o siga, apoie e aprecie.

    ResponderExcluir
  3. Amigo “fantasmeiro”...rs...rs...rs...
    Nunca antes na web de todos nós encontrei um blog tão fantástico sobre The Phantom! Ricamente informativo, assíduo, cumpridor de prazos e, principalmente, sedutor no que se refere aos scans e as matérias que os complementam. Aprendi no seu blog muito mais do que tinha aprendido durante longos anos lendo as histórias do Fantasma. Parabéns!
    Aproveito para levantar duas questões que gostaria de ter a sua atenção;
    1) A simbólica Ilha de Eden (simulacro do paraíso cristão) criada por Lee Falk mais a “humanização” de todos os animais (incluindo Capeto, Herói), estaria sinalizando uma possível postura vegetariana do autor?
    2) Vivi minha infância e adolescência lendo as histórias do personagem construído com o traço de Wilson MacCay. E gostei muito. Já adulto li muitas críticas a respeito da qualidade de seus desenhos considerados grosseiros, de um estilo caricatural, com rostos duros, lábios tumefatos e gestos, movimentos e ações rígidos e desajeitados, quando comparados com os desenhos de Ray Moore que, sem possuir um traço bonito, imprimia uma dinâmica ágil e uma atmosfera mágica que encantava os leitores. Mais tarde, comecei a ler as histórias do Fantasma com os desenhos de Sy Barry – que considero o melhor dos três. Bastante elaborados com alta qualidade, traços firmes e o uso judicioso de efeitos de luz e sombra. Com Barry, o Fantasma ganhou mais músculos e estatura, tornando-se imponente e, detalhe curioso, um tratamento igualmente especial foi dado aos demais personagens. Vilões e coadjuvantes. Mesmo assim, Barry também foi criticado. Disseram que faltava ao seu grafismo -, muito linear e lambido – aquele “nervosismo” que Moore sabia usar com maestria para dar o clima de mito. Pergunto, na opinião do amigo, dos três, qual foi o melhor desenhista do Fantasma? Cordialmente, José Pinto de Queiroz Filho

    ResponderExcluir
  4. Amigo "Medicina e Comunicação" calculo que as suas questões sejam dirigidas ao Mestre Sabino, como alguém, e muito bem, lhe chama, no entanto estou em crer que ele não levará a mal se eu der a minha opinião, sem, de modo algum, pensar sequer em substituílo. Eu leio e encaro as histórias de O Fantasma de um modo lúdico, para me divertir, sem fazer análises. A Ilha Éden agrada-me de sobremaneira porque tudo que seja natureza, animais e sã convivencia me agrada, repito, sem análises. Quanto aos desenhistas, dou muita atenção às histórias, pelo que, grandes imagens com história pobre não me agrada, e vice versa. As histórias iniciais, com mistério, ditos da selva, terror dos malfeitores, defesa dos desprotegidos, resoluções de desavenças entre os povos da selva, tiros certeiros quase sem olhar, estes são temas que me agradam. Desculpem-me pelo tamanho do post, mas entusiasmei-me.

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Luis,
    Prazer em reencontra-lo no nosso blog.
    Sua ideia é excelente de fazermos um artigo sobre a "Ilha do Éden", na seção "curiosidades"; eu também sou um admirador deste elemento do universo do Fantasma criado por Lee Falk.
    Fico muito agradecido pelo seu reconhecimento do nosso humilde trabalho a respeito da grande obra de Lee Falk.
    Quanto as respostas suas ao nosso amigo José, fique a vontade, e saiba que o nosso objetivo é exatamente este: estimular o intercâmbio de informações a respeito do Fantasma.
    Um grande abraço ao amigo,muito obrigado pelo seu comentário, e continue a acompanhar o nosso blog.
    Sabino

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo José (Medicina e Comunicação),
    É um prazer reencontra-lo no nosso blog.
    Agradeço pelo reconhecimento de nosso trabalho e quero continuar a apresentar um trabalho satisfatório, baseado na dedicação e esforço, para continuar a ser digno de contar com o seguimentos dos nossos amigos "fantasmeiros"..rs..rs..rs!
    Com relação às suas perguntas, acredito que você conseguiu captar essa mensagem sublimar de Lee Falk, de abordar esta questão do "respeito a todos os seres vivos", que poderíamos sim considerar uma postura vegetariana.
    Com relação aos desenhistas, você descreveu muitíssimo bem as características dos principais desenhistas dos Fantasma.
    Na minha humilde opinião, Ray Moore com seu estilo "Noir" ajudou muito a consolidar o "mito" do Fantasma.
    Já Wilson McCoy, na minha opinião era também um grande desenhista, apenas a sua abordagem era de acordo com a época, onde os quadrinhos, seguiam uma linha cômica daí a característica meio grosseira e cômica principalmente dos vilões.
    Basta ver os quadrinhos da época:
    Capitão Cesar, Família Buscapé, Dick Tracy, todos seguiam uma ilustração cômica. Mas basta observar o talento de MCCoy ao desenhar as personagens femininas da história, lindas e delicadas, para se perceber que era o estilo da época que ele estava seguindo.
    O Sy Barry, acredito que foi o desenhista que consolidou definitivamente a figura gráfica do Fantasma e de toda a obra.
    Quanto a questão de qual deles é o melhor, é uma opinião pessoal e vai do gosto de cada um. Eu aprecio muito o trabalho de Ray Moore e Sy Barry, mas gosto muito dos desenhos de Bill Lignante que trabalhou para a Golden Key na década de sessenta.
    Atualmente temos o Paul Ryan cuidando das tiras e das páginas dominicais, ele é um bom desenhista, mas o seu desenho é muito inespressivo, e as histórias atuais do Fantasma perderam aquela magia do trempo do Ray Moore e Sy Barry.
    Muito obrigado por sua participação no blog com seus comentários e perguntas e volte sempre que será um prazer a sua participação no nosso Blog.
    Grande Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir
  7. Bem, aqui está a pessoa que intitulou o Sabino de “mestre” pela primeira vez, rs,rs...
    Mas acredito que como o Luís e eu a maioria dos nossos seguidores concorda comigo, afinal nunca houve em nossa língua um Blog tão completo a respeito do Fantasma, aqui além desses artigos ricos em informação nós temos todos esses scans raríssimos, é um trabalho que com certeza não é fácil, pois amigos podem imaginar o tempo gasto com pesquisa e para scaniar cada revista, página por página. Apesar disso o Sabino nada cobra por isso, aqui nós não temos nem mesmo aqueles protetores de link. Por isso eu sempre tomo a liberdade de pedir aos amigos que deixem um comentário, por menor que seja, afinal não custa nada e como o próprio Sabino diz só leva alguns segundos, e ainda acabamos nos conhecendo melhor aqui no Blog.
    Agora também queria deixar minha opinião sobre os ilustradores do Fantasma, eu também tenho o meu preferido que no caso é o Sy Barry, mas o Sabino colocou muito bem, cada desenhista cumpriu muito bem o seu papel de acordo com a época. Só não gostei muito do visual do novo Fantasma da Editora Dynamite, mas isso é apenas a minha opinião.

    Bem amigos, desejo a todos uma ótima semana. Hoje é segunda-feira e como sei que o nosso mestre não falha com certeza teremos mais um ótimo scan.

    Abraços.
    Raminho

    ResponderExcluir
  8. Olá Amigo Raminho,
    Muito obrigado pela força, é realmente tudo o que você sitou, o nosso trabalho, mas é claro que nunca iremos cobrar nada, pois o compatilhamento de scans entre os amigos é uma das melhores coisas que a Net nos oferece neste mundo tão cheio de interesses, onde nada se faz se nçao houver algum tipo de lucro, mas na comunidade dos blogs de Scans é diferente e o "Fantasma Brasil" não é diferente.
    A unica coisa que realmente nos ajuda são os comentários, podemos assim direcionar merlhor nosso trabalho para melhor agradar nossos amigos.
    Grande Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...