sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O FANTASMA - LICENCIADO - I

Olá amigos, estamos iniciando uma nova série de artigos a respeito do "Espírito que Anda", espero que apreciem e principalmente deixem seus comentários.



O FANTASMA – LICENCIADO I

Por não se tratar de uma editora, mas sim “um sistema de corporação e distribuição” (syndication), a “King Features Syndicate”, detentora dos direitos do personagem “Fantasma”, “Mandrake” e muitos outros, tem a prática de licenciar seus personagens para as editoras.
No caso do Fantasma nosso personagem foi licenciado para muitas editoras, e é sobre este assunto que iremos tratar nesta nova série de artigos que o “Fantasma Brasil” vai apresentar neste ano que está começando.
Harvey Comics – 1951 a 1967

Uma das primeiras editoras a conseguir o licenciamento do Fantasma foi a: “Harvey Comics”, no período de Outubro de 1951 a Setembro de 1967; que numa fase experimental lançou duas edições de nºs 51 e 56, numa fase chamada: “Harvey Comics Hits” que apresentou as seguintes histórias:

Fantasma # 51 “O Troféu do Fantasma” e “O Castelo Assombrado”, publicada em Outubro de 1951;

Fantasma # 56 “O Deus Dragão” e “O Rei dos Animais” em Dezembro de 1952




Após esses dois números a Harvey Comics obteve o licenciamento de vários personagens além do Fantasma como: Luluzinha, Gasparzinho, O Assustador, Sad Sack, etc; em revistas com 36 páginas foram 122 edições com um personagem a cada uma das edições.
Nesta fase denominada “Harvey Hits” foram publicadas mais 8 edições do Fantasma sendo:


Fantasma # 1 – “A Princesa Cativa” contando a história da princesa Valerie, em Setembro de 1957

Fantasma # 6 – “Pais e Filhos” em Fevereiro de 1958

Fantasma # 12 – “A Feiticeira Escarlate” em Agosto de 1958

Fantasma # 15 – “O Deus do Lago” em Dezembro de 1958


Fantasma # 26 – “A Garota Selvagem” em Novembro de 1959

Fantasma # 36 – “O Tesouro do Capitão Kidder” em Setembro de 1960

Fantasma # 44 – “A bordo do SS Gay” em Maio de 1961

Fantasma # 48 – “O Fantasma no Vale do Urânio” em Setembro de 1961


Essa foi uma das primeiras vezes que o “Fantasma” foi licenciado e veremos que várias editoras se interessaram devido ao sucesso do personagem nas tiras de jornais e páginas dominicais que garantiam as vendas e os lucros nas revistas onde era publicado.


















 







6 comentários:

  1. Muito bom esse artigo, amigo Sabino!
    Dessa forma podemos entender melhor o contexto das edições do Fantasma publicadas em inglês. Agora o que me parece é que várias editoras publicam o mesmo roteiro de Lee Falk, não é? Por exemplo: A RGE publicou “A histórias de Capeto” ( Fantasma 340), enquanto que a Egmont publicou “Devil's Story”( embora pelo que eu li o texto dessa história em especial não foi escrito pelo Lee falk). Mas isso quer dizer que a maioria das publicaçoes do Fantasma são baseadas nas tiras de jornais diárias e dominicais.
    Espero que o nosso mestre Sabino me corija se eu estiver errado.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Raminho,
    Realmente você está certo, a "história de Capeto" publicada pela editora Egmont, não foi escrita por Lee Falk, mas sim pela equipe de criação da citada editora.
    Quando uma editora licencia o personagem,ela pode criar histórias desde que seja respeitado os conceitos básicos do personagem.
    Em nosso próximo artigo irei abordar a diferença entre: "direito de publicação" e ter o personagem "licenciado"
    Grato pelo comentário, grande abraço, e o "Bom Fim de Semana" prá você.
    Sabino

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, amigo Sabino.
    Eu lembro que tinha esse gibi em especial, mas depois nos mudamos e eu acabei perdendo, nunca mais encontrei desde então. Aqui no Rio é muito difícil encontrar qualquer publicação do Fantasma. Por isso sou tão grato a você por compartilhar conosco seus scans.
    Ótimo final de semana pra você também.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá Raminho,
    Essa é uma verdade, aqui em São Paulo também é muito difícil de se encontrar nos sebos edições do Fantasma, acredito que como já faz muito tempo que o Fantasma está ausente nas bancas, aqueles que tem suas raridades nem pensam em se desfazer, aí fica quase impossível de se encontrar essas revistas.
    Grande Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir
  5. Prezado Gerson,
    O Fantasma Licenciado, ão é uma postagem com links e revistas, mas sim um artigo relatando a editoras que licenciaram o Fantasma.

    Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...