domingo, 3 de outubro de 2010

GRANDES ILUSTRADORES DO FANTASMA - II

Estamos apresentando a história de mais um grande ilustrador da obra de Lee Falk, sua obra é polêmica, mas dentro do contexto ele contribuiu para a contrução do maior sucesso mundial para as histórias em quadrinhos: "O Fantasma".



WILSON MC COY



Nascido Robert Wilson Mc Coy em 06 de Abril de 1902, na cidade de Troy no estado do Missouri, Wilson Mc Coy estudou na “School of the Art Institute of Chicago”, na “American Academy e na University of the Washington School of Fine Arts”.
Trabalhou como ilustrador comercial, e quando Ray Moore serviu ao exercito na 2ª Guerra Mundial assumiu a resposabilidade da tira do Fantasma em 1942. Com o afastamento de Moore, assumiu as tiras e páginas dominicais até sua morte em 1961.


O desenho de Mc Coy era considerado de estilo mais grosseiro, seus desenhos deixavam os movimentos muito desajeitados. McCoy tinha predileção por personagens monstruosos e situações grotescas. Um certo ridículo se instalou no universo do Fantasma, que só recuperou sua popularidade com o trabalho de Sy Barry.
Mas antes de se chegar a esta conclusão, e nescessário se analisar sob a luz do contexto da época, na década de 40 mesmo as histórias de aventuras tinham obrigatóriamente que ter um carater cômico, basta ver os quadrinhos de “Capitão Cesar” de Roy Crane produzida mais ou menos neste periodo que tinham esta caracteristica cômica. Alem disso os desenhos de Mc Coy tinham uma sequencia cinematografica, e os desenhos de mulheres; principalmente Diana Palmer eram muito caprichados revelando o talento e a técnica que Mc Coy possuía.


Apesar de estar envolvido por quase duas décadas com as aventuras do Fantasma, McCoy não teve muito destaque devido a seus desenhos serem considerados simples.
Wilson Mc Coy faleceu em 20 de Julho de 1961 na cidade de Barrington de ataque cardiaco.


PÁGINA DOMINICAL - I

Olá amigos estamos estreando neste domingo de eleições a página dominical no blog Fantasma Brasil.
Nesta primeira história teremos um trabalho assinado por Lee Falk nos roteiros e desenhos de Wilson Mc Coy.
Iremos acompanhar as aventuras de Julie a "Mulher Fantasma" que ajuda seu irmão numa situação difícil;  este que havia acabado de  assumir seu papel na dinástia do Fantasma.
Boa leitura a todos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...